segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Socióloga cobra readequação dos espaços urbanos em favor dos mais idosos

FLORIANÓPOLIS (SC) - A socióloga Maria Cecília Minay, pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz, ocupou a programação da tarde desta segunda-feira (23/09) e concluiu o seminário Conhecer para garantir Idoso Direitos e Violações, promoção da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) realizada no Auditório do Pleno do Tribunal de Justiça. Minay abordou dois temas, em palestras distintas e sucessivas: Envelhecimento e Dignidade e Violência contra a pessoa idosa: princípios, definições, tipologia, prevenção, como detectar e violência institucional.
A socióloga adota uma postura dinâmica em suas exposições e incentiva a participação do público no debate, a partir da formulação de questionamentos e troca de ideias. De início, ela trouxe dados sobre o envelhecimento vertiginoso registrado entre a população brasileira, tanto em quantidade quanto em velocidade. É crescente o numero de pessoas enquadradas na terceira idade, atestou.
Minay também fez um alerta para o alto número de acidentes fatais que ocorrem com os idosos pelas ruas das cidades e dentro das próprias casas. Por conta disso, ressaltou a importância de reorganização desses espaços , com preocupações voltadas para as pessoas mais velhas. O evento, encerrado ao final da tarde, integra um projeto maior em implantação pelo Judiciário, a partir de parceria com o Ministério Público, e cujo objetivo é reprimir a violência contra o idoso.
Publicado por Tribunal de Justiça de Santa Catarina (extraído)

DIREITOS DA PESSOA IDOSA É O TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM SÃO JOSÉ DO EGITO

SÃO JOSÉ DO EGITO (PE) - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) convocou audiência pública para fazer esclarecimentos sobre os direitos da pessoa idosa no município de São José do Egito (Sertão do Pajeú). O encontro vai acontecer no dia 4 de outubro, às 9h, no Centro de Inclusão Digital, localizado na rua Inácio Mariano Valadares, Centro.
“O Estatuto do Idoso vai completar dez anos em 2013, mas, apesar desse tempo, ainda há uma série de problemas na sua implementação”, explicou o promotor de Justiça Aurinilton Leão Carlos Sobrinho, responsável pela convocação da audiência. Além de socializar o conteúdo do Estatuto, Sobrinho adiantou que será realizada uma avaliação das dificuldades e das perspectivas dessa implementação.
Na ocasião, ainda serão abordados os direitos e deveres dos familiares, cidadãos, empresários, comerciantes e de todos os setores, em especial dos serviços de saúde, que, de alguma maneira, prestam serviços a pessoas idosas do município.
Conforme o edital de convocação, entidades, autoridades e público em geral que desejarem falar sobre o assunto devem se cadastrar junto à mesa que será constituída. Os expositores terão três minutos para falar, tendo a mesa, caso necessário, igual tempo para resposta, podendo, ainda, o expositor ter sua réplica por mais dois minutos.
Publicado por Ministério Público de Pernambuco (extraído)

SEMINÁRIO DEBATE DIREITOS E VIOLAÇÕES A IDOSOS

FLORIANÓPOLIS(SC) - Auditório do Pleno do Tribunal de Justiça foi palco nesta segunda-feira (23) da solenidade de abertura do seminário Conhecer para garantir Idoso Direito e Violações. Promovido pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), através do Núcleo V, o evento faz parte de um projeto maior que está sendo implementado pelo Judiciário em parceria com o Ministério Público, para coibir a violação dos direitos dos idosos.
Participam dos debates assistentes sociais do Judiciário catarinense, membros do Ministério Público Estadual, dos Conselhos de Direitos do Idoso, dos Núcleos e Universidades da Terceira Idade e comunidade em geral.
A promotora Carolina Suzin fez questão de ressaltar ressaltou a importância da parceria com o TJ. Essa parceria estabelecida é fundamental quando são feitas as visitas aos locais que abrigam as pessoas idosas e nos resultados dos dados coletados, disse Suzin.
José Paulo da Cunha, que representa o governo do Estado na questão dos idosos disse que há em Santa Catarina 28 delegacias que atendem ao idoso além dos mecanismos de denúncia que são diretamente ligados a essas delegacias o que faz com que a verificação ocorra com mais rapidez. Somos o primeiro Estado que tem uma cobertura maior com delegacias do idoso. O que nos entristece é que a violência contra as pessoas idosas aconteça no núcleo familiar. O idoso precisa de amor, carinho e muita compreensão, concluiu José Paulo.
Coordenador do evento, o juiz-corregedor Alexandre Takaschima destacou que o objetivo do encontro é trazer os diversos setores que tratam do idoso, para sensibilizá-los e capacitá-los afim de que possam falar a mesma linguagem. É o primeiro encontro mas pretendemos que isso se torne uma ação continuada, disse Takaschima.
Idealizador de todo o trabalho, o desembargador Vanderlei Romer falou da importância de trazer essa discussão para o conjunto de ações e que elas se traduzam de uma forma proveitosa. Queremos estimular que sejam cada vez mais felizes e que possamos retribuir tudo aquilo que já fizeram por nós, concluiu o magistrado.
O juiz Paulo Roberto Toniazzo, da Academia Judicial, disse que é necessário que se discuta a participação do idoso na sociedade pois eles são de fundamental importância.
A cerimônia de abertura contou com participação do Coral Grupo de Canto Vozes da Ilha formado pelo Núcleo de Estudos da Terceira Idade NETI da Universidade Federal de Santa Catarina, sob regência do maestro Nilson Aguiar.
À tarde, a partir das 13h30, as atividades teve sequência com a socióloga Maria Cecília Minay, pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz que tratará sobre os temas "Envelhecimento e Dignidade" e Violência contra a pessoa idosa: princípios, definições, tipologia, prevenção, como detectar e violência institucional". Às 17h30 haverá um espaço para o debate e às 18 horas está previsto o encerramento do evento.

Publicado por Tribunal de Justiça de Santa Catarina (extraído)

CANDELÁRIA (RS) VAI RECEBER DIA 27 FRENTE PARLAMENTAR DA TERCEIRA IDADE

CADELÁRIA(RS) - No dia 27 de setembro, será realizada em Candelária a reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Terceira Idade, coordenada pelo deputado Gerson Burmann. Um dos temas principais a serem abordados é o Estatuto do Idoso que completa 10 anos em 1º de outubro de 2013.
Burmann informou, também, que está lutando para ampliar os recursos orçamentários para 2014, visando as políticas públicas para os idosos, tendo protocolado pedido na Casa Civil e nas secretarias de Justiça e Direitos Humanos e da Saúde, em audiências na semana que passou.
A Frente Parlamentar em Defesa da Terceira Idade foi instalada no dia 29 de abril, com o apoio de 44 deputados. Coordenador da Frente, Burmann já realizou duas audiências públicas, em Ijuí e Teutônia.
A reunião em Candelária ocorrerá no plenário da Câmara de Vereadores, a partir das 14h.
Secretaria do Idoso -  Outra importante luta da terceira idade que a Frente Parlamentar quer enfrentar é a criação da Secretaria Estadual do Idoso. Burmann informou que está realizando coleta de assinatura no interior do Estado para serem entregues ao governador do Estado.

I ENCONTRO DA TERCEIRA IDADE DO SUL DA BAHIA

I ENCONTRO DA TERCEIRA IDADE DO SUL DA BAHIA
LOCAL: Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras. Itabuna – Bahia.

PROGRAMAÇÃO

SEXTA FEIRA – 27
19h00min - Credenciamento (Entrega dos Kits)
19h30min - Abertura do Encontro (Devocional)
19h40min - Palestra de Abertura: A Bíblia e o Envelhecimento
20h40min Encerramento

SÁBADO - 28
08h00min - Mobilização Social.
10h00min - Coffee-Break
11h00min – Palestra: Diabete x hipertensão x idoso caminhando juntos.
12h00 ALMOÇO

13h30min - Palestra: Perfil mental e psicoemocional da Terceira Idade
14h30min - Contação de história (ficc) e Coffee-Break
15h00min - Palestra:  Estatuto do Idoso e os tipos de Violência.
16h00min - Ginástica laboral
16h20min - Palestra: Idoso e o relacionamento entre gerações 
17h20min - Agradecimento.
               
19h00min - Culto Especial para Família do Idoso

DOMINGO - 29
09h00min - Palestra: Liderando na Terceira Idade.
10h00min - Palestra: 10 Anos do Estatuto do Idoso.

11h00min - Agradecimentos e Encerramento

Tirando dúvidas

Tirando dúvidas

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS