terça-feira, 11 de setembro de 2012

Secretaria de Direitos Humanos quer ampliar número de conselhos municipais do idoso

Brasília/DF -  A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, disse hoje (11) que pretende ampliar o número de conselhos municipais do idoso no país. Segundo ela, a ideia é implementar uma política para o envelhecimento saudável com base em modelos como o da Lei Maria da Penha e o dos conselhos tutelares.
O envelhecimento humano significa que estamos vivendo mais, mas é preciso viver mais com qualidade de vida, destacou, ao participar de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal. É um tema positivo para o país, mas que traz muitos desafios, completou.
Maria do Rosário lembrou que os idosos estão sujeitos a uma condição particular de vulnerabilidade. Em 2011, o Disque 100 recebeu 43.628 denúncias de violações aos direitos humanos da pessoa idosa, sendo 17 mil de negligência e abandono; 13 mil de violência psicológica e maus tratos; quase 7 mil de violência física; e 6,5 mil de violência patrimonial e abuso financeiro.
Quando recebemos uma denúncia desse tipo, quem nos apoia é o Ministério Público, o Conselho Nacional do Idoso, mas não temos uma presença positiva de conselhos municipais. Uma das primeiras medidas que quero propor é trabalharmos juntos para que tenhamos, com os novos prefeitos que vão tomar posse em janeiro, um grande mutirão para instalarmos em cada município um conselho do idoso, disse.
Durante a audiência pública, a ministra também defendeu a regulamentação da profissão de cuidador de idoso. O projeto de lei, que tramita no Senado, deve ser votado amanhã (12) na Comissão de Assuntos Sociais.
A existência de cuidadores profissionais significa que as famílias não vão ficar à mercê de pessoas que não têm formação e até de pessoas que praticam violências. O que defendemos é que, cada vez menos, tenhamos instituições de longa permanência do tipo asilo e que as famílias mantenham seus idosos no meio familiar, destacou

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

UNIVERSIDADE ABERTA - UFPE

Recife- PE.  Estão abertas a partir de hoje as inscrições para cursos da Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI), programa de extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) destinado a pessoas idosas.

Estão sendo oferecidas vagas para 17 cursos gratuitos. Os interessados devem ter mais de 60 anos e se dirigir ao auditório Jorge Lobo, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE, a partir das 8h30. O prazo segue até o preenchimento das vagas.Mais informações no UnATI/Proidoso, pelos telefones (81) 2126.8558/8538.

Confira as opções de cursos:
Saúde alimentar para a maturidade
Laboratório da memória
Ética e cidadania
Ioga
Nutrição e envelhecimento
Psicoenvelhecer
Xadrez
Origami
Bordado em fita
Viver bem sem quedas
Compreendendo o processo de envelhecimento através da terapia floral
Introdução à informática
Saber envelhecer bem
Empreendedorismo e novos negócios
Construindo a saúde
Capacitação para realização de exercícios físicos no ambiente doméstico
Cantoterapia para pessoas idosas

Culto de Ação e Graças: Elizete

O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), participou do Culto de Ação de Graças em c...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS