sábado, 9 de julho de 2022

Amizade x Interesse.

Amizade e Interesse

Uma amizade Verdadeira põe seus Interesses Pessoais em Segundo Plano.

Parece que Jônatas era o príncipe herdeiro pois Saul lhe diz que enquanto Davi vivesse nem Jônatas e nem seu reino estariam seguros (I Sm 20.31: “Pois, enquanto o filho de Jessé viver sobre a terra, nem tu estarás seguro, nem seguro o teu reino; pelo que manda busca-lo, agora, porque deve morrer.”).

Do ponto de vista sucessório familiar Davi era uma ameaça a Jônatas e a sua descendência pois assumindo o trono Davi removeria todas as possibilidades de Jônatas ser rei e seu filho não seria o príncipe herdeiro e assim por diante.

Mas, Jonatas, ao invés de odiar Davi e tentar matá-lo, ele o protege.

Matar Davi não seria difícil para Jonatas, pois ele tinha informações privilegiadas a respeito de onde estava Davi pois entre eles havia uma confiança mútua; Davi fugia de Saul, mas jamais de Jônatas.

Queridos. Pior do que um inimigo é um falso amigo. Dizem que um sábio orava sempre pedindo a Deus que cuidasse de seus amigos porque dos inimigos ele era capaz de cuidar.

Se Jônatas fosse um falso amigo; se Jônatas se deixasse levar por interesses pessoais, Davi correria risco de morte.

O interesse pessoal aqui não era outra coisa do que o trono de Israel.

Querido.

É muito triste e desconcertante quando se confia em alguém, que é tido como amigo sincero, como irmão e se vê traído pelo mesmo por ter se deixado levar por interesses, por benefícios muito menores que aquele do qual Jônatas estava abrindo mão.

Infelizmente isto não é algo incomum nos nossos dias, podemos citar os acontecidos na vida política e social da nação.

Jônatas sabia que as pessoas valem mais que coisas, mais que posição. Para Jônatas o trono não era mais importante que a amizade de Davi.


 

Guia Prático para Plantio de Cenoura:

Guia Prático para Plantio de Cenoura: Cenouras: Uma adição deliciosa e nutritiva para qualquer horta! Este guia prático irá te auxiliar em t...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS