quinta-feira, 31 de maio de 2012

WORKSHOP EM VILHENA - RONDÔNIA

31.05.2012 - Para o Rev. Pinho Borges, Secretário Geral da Terceira Idade, começou às 5h desta quinta feira com o início da viagem para Vilhena no estado de Rondônia, no Norte do Brasil. 
Embarque em Recife(PE) às 5h30min no voo Gol 1203 com desembarque as 9h10min em Brasília.
Embarque em Brasilia(DF) às 9h36min, no voo Gol 1636 com destino a Cuiabá (MT) desembarcando as 10h30min
Embarque em Cuiabá (MT) às 12h10min para uma nova conexão no voo Gol 1725 com destino a Porto Velho (RO) com desembarque as 15h30 min (horário de Brasilia / Em Porto Velho o fuso horário é uma hora a menos). 
Em Porto Velho fomos recebido pelo Rev Everton Barcelos, pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Porto Velho. É preciso pernoitar em Porto Velho. A viagem para Vilhena continua às 4h30mim do dia 01 de junho.


01.06.2012 -  Já estamos em Vilhena para o Culto da Abertura do Workshop.  Saindo de Porto Velho , num turboélice da TRIP com uma escala em Cacoal, chegamos a Vilhena e fomos recebido pelo Rev. Baltazar Lopes que é pastor da Igreja Presbiteriana de Vilhena e Secretário Sinodal da Terceira Idade do Sínodo Noroeste.

Vilhena é um município brasileiro do estado de Rondônia. Sua população, de acordo com o IBGE/2011 é de 77.937 habitantes, sendo assim a 5ª cidade mais populosa de Rondônia e a 34ª mais populosa da Região Norte do Brasil. A cidade possui também o melhor IDH do estado de Rondônia e o 9º melhor da Região Norte do Brasil.

O município é conhecido como Portal da Amazônia por estar situado no local de entrada para a região Amazônica Ocidental e também é conhecida como Cidade Clima da Amazônia por ter uma temperatura menor, comparada a outras cidades da Região Norte. Nos tempos de sua colonização também recebeu a alcunha deEldorado Amazônico. O termo fazia referência à cidade de Eldorado que, segundo a lenda de índios, seria feita de ouro maciço.(Fonte: Wikipédia).
O Culto de abertura da Workshop aconteceu à noite com a participação de várias igrejas do Sínodo. Por conta da distância vários irmãos estão hospedados na igreja. 



Antes do Culto foi servido um jantar aos participantes.

Momentos de Louvor

A palestra magna Construindo a Rede Presbiteriana de Apoio à Pessoa Idosa foi ministrada pelo Rev. Pinho Borges, Secretário Geral do Trabalho da Terceira Idade.

02.06.2012 - Sábado.  A programação do sábado teve início às 7h como o café e o credenciamento. Se inscreveram irmãos das Igrejas Presbiterianas de Vilhena, Cacoal (226Km), Jaru (364Km), Alta Floresta do Oeste (276Km), Pimenta Bueno (181Km), Colorado do Oeste(83Km), Rolim de Moura(247Km), Porto Velho(700Km) e Espigão D'oeste(196Km).  Além de irmãos das igrejas Batista, Assembleia de Deus, Wellyana e Comunidade.
Destacamos o esforço e a motivação dos participantes que vindo de tão longe para prestigiar o evento com certeza abençoaram e foram abençoados.


Às 8h30min teve início as oficinas temáticas


Oficina 01 - A Bíblia e o Envelhecimento
Palestrante Rev. Pinho Borges - Sec. Geral da Terceira Idade.



Oficina 02 - O Estatuto do Idoso e o Combate à violência
Palestrante : Dr. Andre - Juiz do Trabalho de Vilhena


Oficina 03 - Envelhecer Feliz
Palestrante : Rev. Pinho Borges


Oficina 04 - Perfil Mental e Psicoemocional do idoso
Palestrante : Dra. Andréa Lagos - Médica


Oficina 05 - Tipos de Violências contra o Idoso
Palestrante : Rev. Pinho Borges



Oficina 06 - A necessidade do cuidador
Palestrante : Rev. Baltazar Fernandes


Oficina 07 - Experiencias Exitosas de Grupo de Trabalho
Palestrante : Rev. Pinho Borges


Oficina 08 - A saúde do idoso
Palestrante : Dr. Gentil de Lima - Médico reumatologista

Oficina 08 - Dinâmicas
Palestrante : Melissa Oliveira - Psicóloga 


DOMINGO 03.06.2013 - ESCOLA DOMINICAL

Oficina 10 - Diga não aos mitos e preconceitos
Palestrante : Rev. Pinho Borges

DOMINGO 03.06.2013 - CULTO VESPERTINO. 
O Rev. Pinho Borges ministrou a palavra no Culto vespertino da Primeira Igreja Presbiteriana de Vilhena, encerrando as atividades eclesiásticas na região



MOMENTOS
O Sgtti entregou ao Rev. Baltasar o Troféu REPAPI que marca a realização do Workshop. 
A irmã Suécia que coordena o ministério com idosos na igreja entrega ao Sgtti lembranças que foram produzidas pelo grupo. 
O Sgtti agradece o empenho da coordenação e dos participante. 
Os participantes recebem o Certificado de Participação.



PASTORES PRESENTES AO EVENTO
- Registramos e agradecemos com alegria o apoio dos pastores da região. Destacamos a presença do Rev. Luis Silva que o presidente do Sínodo. O Sínodo tem trés presbitérios dos quais dois já tem secretário da terceira idade. Alguns pastores tiveram que viajar pela manhã por isso nem todos estão na foto a baixo.

Alguns dos pastores presentes

AGRADECIMENTOS
Ao Rev. Baltasar pela hospitalidade dispensada ao Sgtti e 
a oportunização da realização do evento. 
Ao Pb. Gentil e a sua esposa Neusa 
pela hospedagem principesca dispensada ao Sgtti 



ALMOÇOS
Durante o evento foi oferecida aos participantes inscritos todas as refeições 
a partir da sexta feira até o almoço do domingo.

EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DA OFICINA DOS IDOSOS


SEGUNDA 04.06.2013 - VISITA AO CENTRO DO IDOSO
Na segunda pela manhã visitamos o Centro Social do Idoso que é mantido pela prefeitura. 
O centro oferece varias atividades como esportes, lazer, assistência médica entre outras 
e atende a 1.200 idosos.


A viagem de volta para a base está prevista para as 22h de hoje(04), saindo de Vilhena para Porto Velho e um novo embarque para Brasilia e depois Recife, com chegada prevista para 17h da terça feira (dia 05). Encerrando assim a tarefa em Rondônia.
 

Culto de Ação e Graças: Elizete

O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), participou do Culto de Ação de Graças em c...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS