segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Dia da Mulher Presbiteriana


Dia da Mulher Presbiteriana: O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional a Pessoa Idosa a Igreja Presbiteriana do Brasil, ministrou a Palavra do Senhor, no Culto alusivo a passagem do Dia da Mulher Presbiteriana, realizado pela Igreja Presbiteriana de Tejipio, em Recife/PE, que é pastoreada pelo Rev. Gedeão Ferreira. 
O evento aconteceu, no domingo, 13 de fevereiro, as 18 horas. A mensagem teve com texto básico, “Levantai-vos, mulheres, que estais em repouso, e ouvi a minha voz; e vós filhas que que estais tão seguras, inclinai os ouvidos às minhas palavras.” Isaías 32.9. Segue um breve esboço da ministração. 
Vocês podem estar se perguntando: Quando estamos de repouso? Vocês estão de repouso quando não prioriza Jesus, o Reino de Deus, as pessoas necessitadas. As vezes as mulheres se tornam tão ocupadas com nossos afazeres de casa, compras, modas, beleza, ou com outros prazeres e afazeres deste mundo, que não temos tempo de cuidar da vida espiritual. Temos o exemplo de Marta e Maria citado em Lucas 10:38-40. 
 E quando deixamos de repousar? Quando ouvires a voz do Senhor e se levantarem para servi-LO. Quando clamarem pela salvação dos perdidos. Quando lembrasse que tens um papel importante para desempenhar na igreja e na sociedade como mulheres cristãs. Quando cooperam com a obra missionária. Quando estiverem atentas à voz dos oprimidos, doentes, os necessitados. 
 O que fazer então?Eliminar o repouso permanente e colocar a mãos à obra. Lembre-se que é grande é a seara e poucos são os ceifeiros.

A esposa de Caim

“E coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu à luz a Enoque” (Gn 4:17)

Muitas pessoas se perguntam. De onde veio a mulher de Caim? Se só era Adão, Eva, Caim e Abel?

Se ficarmos nas informações do texto sobre Adão e Eva e os filhos Caim, Abel com certeza vamos continuar com o questionamento.

Para se chegar à mulher há variantes que nos levam a obter uma resposta no mínimo razoável.

Por exemplo. Na época do assassinato de Abel, havia na região uma população que não temos informação sobre a quantidade de habitantes; a Bíblia informa que Caim, matou Abel (Gn.4:8), e Deus o baniu de Sua presença, das suas terras.

Ao receber a sentença de Deus, Caim sentiu o temor da morte e disse para Deus: “Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua presença hei de esconder-me; serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se encontrar me matará” (Gn 4:14).

Já havia clãs organizados por isso o temor de Caim.

O Clã de Abel clamava por sangue e para evitar mais derramamento de sangue, Deus baniu Caim para as terras de Node; chegando lá segundo Gn.4:17 – “Caim coabitou com sua mulher; ela concebeu e deu à luz a Enoque”.

Voltando a pergunta inicial. Onde Caim foi conseguir uma mulher? É razoável que Caim se casou com uma irmã. Algo comum na cultura hebraica tardia.

Em Gênesis 5,4, encontramos que Adão e Eva tiveram filhos e filhas que se casaram entre si e povoaram a terra.

Considerando que uma pessoa vivia 900 anos em média as famílias eram numerosas e se unia entre si.

Na tradução da Bíblia Hebraica, ao pé da letra, como costumamos dizer, das narrativas dos nascimentos de Caim e Abel, dizem que eles nasceram “junto com”. Dando uma ideia de que foram nascimento de gêmeos, provavelmente mulher, e não era registrado por conta da própria cultura hebraica com relação a mulher. Também não sabemos com que idade Caim matou Abel.

A saída de Caim do meio da família de Adão e Eva, deve ter sida acompanhada de seus descendentes, porque ele funda uma cidade.

A ordem de Deus para Caim sair do meio de sua parentela teve como objetivo evitar um confronto familiar. Já que o sangue de Abel, clamava por justiça, isto é, os descendentes de Abel queriam vingança

Com relação aos casamentos entre irmãos, eram comuns, Abraão e Sara, pois visavam a não divisão da herança familiar.

Na realidade Caim se casou com uma irmã.

Repapi Feliz Idade em Ação

Repapi Feliz Idade promove evento para idosos na Igreja Presbiteriana de Vila Industrial. No dia 22 de março de 2025, a Repapi Feliz Idade d...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS