segunda-feira, 19 de março de 2012

WORKSHOP EM BAURU - SÃO PAULO

No período de 16 a 18 de março a Secretária Geral da Terceira Idade da IPB em parceria com a Secretaria da Terceira Idade do Presbitério de Bauru-SP, realizou mais um Workshop: Envelhecimento Consciente que aconteceu na Igreja Presbiteriana Aliança, que pastoreada pelo Rev. Eude Carvalho da Rocha.

Participaram do eventos irmãos das Igrejas Presbiterianas Aliança, Redentor, Primeira Igreja, Calvário e Comunidade Evangélica Restaurar. Além da presença de representantes da Pastoral Diocesana da Pessoa Idosa, do Conselho Municipal do Idoso e de alunos do Centro de Saúde da Universidade Sagrado Coração.

O evento foi coordenado pelo presbítero Francisco Lopes que é o Secretário da Terceira Idade do Presbiterial de Bauru. A programação teve início na sexta feira às 19h, no Templo da Igreja Presbiteriana Aliança, com a palestra magna: Construindo a Rede Presbiteriana de Apoio à Pessoa Idosa - Repapi, pelo Secretário Geral, Rev. Pinho Borges.


No sábado pela manhã a programação teve início com a inscrição para o Workshop, seguida da Oficina Prática que possibilitou as pessoas idosas auferir a pressão , medir o índice de massa corpórea e orientação alimentares ministrada pelos alunos do Centro de Ciência da Universidade Sagrado Coração de Bauru. 
Às 9h teve início a Oficina: Perfil mental e psicoemocional da terceira idade que foi ministrada pela psicologa Luciana da Costa Silva Saruhashi. Após a oficina a Clinica de Fisioterapia Reability orientou os participantes do evento quanto a necessidade de exercícios físicos e realizou um momento de alongamento.


A terceira oficina do dia "A igreja e o direito da pessoa idosa" foi ministrada pelo advogado, Dr. Josias de Souza Rios, que apresentou uma panorâmica a respeito do Estatuto do Idoso e suas implicações na melhoria da condição e qualidade de vida da pessoa idosa. 



Após o intervalo para o almoço a programação começou às 14h com a Oficina: Longevidade uma benção de Deus, como Rev. Eude Carvalho da Rocha. O segundo expediente do sábado foi encerrado com a Oficina: O envelhecimento bem sucedido, ministrada pela Prof. Gislaine Aude Fantini, da Universidade Sagrado Coração. 
Na noite do sábado o Sec Geral, ministrou a última palestra do Workshop que foi a oficina: Envelhecimento, diga não aos mitos e preconceitos. Antes de ministrar a palestra, o Secretário Geral, foi homenageado com o Título de Hóspede Oficial da Cidade de Bauru, recebendo das mãos do presidente da Câmara Municipal de Bauru, o vereador Roberval Sakai, em um quadro a cópia do Decreto N. 11.814 de 16 de março de 2012 - Declara HÓSPEDE OFICIAL DE BAURU, o Reverendo Reginaldo José de Pinho Borges.
A SGTTI, homenageou as Igrejas Presbiterianas Aliança e Redentor entregando aos seus representantes uma placa comemorativa do evento.

 Após as homenagens o Coro Idade de Ouro da Igreja Presbiteriana Independente louvou o Senhor com cânticos preparativos para a páscoa. Citado coral é formado por pessoas idosas.


 No domingo(18) pela manhã, o Rev Pinho Borges, ministrou palestra na Igreja Presbiteriana Redentor, no horário da Escola Dominical.

Encerrado a passagem do Secretário Geral pelo Presbitério de Bauru, o Rev. Pinho Borges ministrou a palavra no culto vespertino da IPB Aliança.
Agradecemos em primeiro lugar a Deus pelas possibilidades abertas para a realização do evento. Como também agradecemos o apoio das igrejas a Secretaria Presbiterial da Terceira Idade e das parcerias que colaboraram com o mesmo. 
Em particular agradecemos ao Pb. Francisco e esposa, pela hospedagem principesca dispensada ao Secretário Geral, em sua residência. Rogamos a Deus as mais profusas bençãos para o casal.
E mais. No ato da inscrição o participante recebia uma pasta com crachá, caneta, Estatuto do Idoso e a Cartilha REPAPI.
Destacamos o esforço do Sec. Presbiterial para com a mobilização junto a impressa antes e durante o evento, assim como também o título de Hóspede Oficial dado ao Sgtti, Rev. Pinho Borges.

WORKSHOP EM BAURU É DESTAQUE NO JORNAL DA CIDADE


Culto de Ação e Graças: Elizete

O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), participou do Culto de Ação de Graças em c...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS