sábado, 18 de setembro de 2021

Penalidade maior para quem comete Ageismo.


Penalidade maior para quem comete Ageismo.

Penalidade maior para quem comete Ageismo. 18 De Setembro De 2021 MINHA OPINIÃO – Você sabe o que é o Ageismo?  É o preconceito contra às pessoas idosas, que premeia todos os setores da sociedade humana; digo humana porque há outros tipos de sociedades No Minha Opinião de hoje, quero falar sobre o Ageismo nos transportes públicos, que é campeão hors concours em desrespeito e preconceito ao segmento da pessoa idosa. Todos nós sabemos que os preconceitos se externizam em vários setores da vida dos idosos. Podem ser observados no atendimento no Posto de Saúde, na família, no relacionamento conjugal, no trânsito, no trato com os clãs, entre outros. As vezes o preconceito é tão sutil, como numa piada, que as pessoas não percebem que estão sendo preconceituosas. O preconceito da improdutividade, talvez seja a violência psicológica que mais marca a vida das pessoas idosas. Não é fácil ouvir: “você não tem mais idade para isso!” Isso declara a inutilidade da pessoa. O transporte público é o campeão de preconceito contra o idoso. Situações desses desrespeitos são postadas nas Redes Sociais constantemente. Jovens sentados e as pessoas idosa em pé nos ônibus e metrôs. O pior. É que esses ‘pré idosos’ não cedem o assento preferencial ou não, na certeza de que no futuro não serão tratados da mesma maneira. Quem violenta a pessoa idosa hoje, será a próxima vítima amanhã. As penalidades aplicadas hoje pelo Estatuto do Idoso são mais branda que as aplicadas a quem maltrata gatos e cachorro, isso precisa mudar. E mais, há motoristas, que não respeitam as leis e “queimam” as paradas para que os idosos não tenham acesso ao coletivo. Precisamos, combater o Ageismo com penalidades mais rigorosa, pois só, com campanhas e informação não conseguiremos acabar com o preconceito contra a pessoa idosa, falo isso nos meus 69 anos de idade, como Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil e Presidente do Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Estado de Pernambuco.

Um dia o espelho me falou

Minha crônica de aniversário. Hoje, 18 de setembro, pela graça de Deus estou completando 69 anos. Sou grato grato ao Criador pelos dias acrescidos em minha vida fisica.

Acompanhamento de Proposições: PL 5510/2013

Acompanhamento de Proposições: PL 5510/2013: Acompanhe o Andamento das Propostas para o Bem-Estar dos Idosos na Câmara dos Deputados. É fund...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS