sábado, 5 de fevereiro de 2022

Salmo 18. Libertação

O Salmo 19 é do tipo exortativo e é considerado como um Salmo de Sabedoria, que celebra a palavra de Deus no contexto da criação.

O texto se inicia nos céus, fala do poder da palavra Divina e termina no coração dos fiéis a Deus.

O salmista olha para os céus e ver nele a grandeza de Deus, porque em sua grandeza manifesta o poder do Criador. Mas a revelação do poder de Deus através da natureza, do infinito não é tudo, assim como o infinito é perfeito, Adão também era antes de pecar e agora só a volta para Deus pode tornar, o homem perfeito.

       O salmo é um louvor a obra da criação por Deus, vista em sua forma macro.  É Deus presente em todos os cantos da terra, é um testemunho universal.

O Salmo apresenta três divisões bem definidas.

Nos versos de 1 a 6: As criaturas mostram a glória de Deus; do 7 a 11 mostra a graça de Deus e nos versos de 12 a 14 registra a oração de Davi por graças.

No verso 5 lemos: “o qual, como noivo que sai dos seus aposentos, se regozija como herói, a percorrer o seu caminho”. Ao fazer referência ao sol como noivo e herói, o salmista estava fazendo alusão a Cristo, o sol nascente das alturas que visitou os homens como registra Lc 1:78 – “graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas”.

Enquanto o sol ilumina a humanidade nesta vida, Cristo é o sol que ilumina os que jazem nas regiões das trevas à sombra da morte, segundo Lc 1:79 – “para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz”. o que revela a onipresença de Cristo. O Senhor de todas as coisas criadas.

Os versos de 7 a 11 nos mostram que: 

  • A lei do Senhor é perfeita, nos leva a um perfeito relacionamento com Ele.
  • O testemunho do Senhor é perfeito porque sua Palavra é perfeita
  • Os preceitos do Senhor são perfeitos porque nos guia pelo caminho Da verdade.
  • O mandamento do Senhor é perfeito porque é fonte da verdadeira luz.
  • O juízo do Senhor é perfeito, porque é reto.

 Não podemos deixar de destacar que este Salmo faz referência a pessoa de Cristo, pois Ele é o Verbo de Deus encarnado, a palavra fiel e verdadeira, que permanece para sempre, conforme relata o escritor de Hebreus 13:8.

Queridos. Ao ler este salmo, é necessário ter em mente a grandeza de Deus e que os céus declaram a glória de Cristo, pois foi Ele que criou todas as coisas.

Que Cristo é a salvação poderosa levantada por Deus.

22 de abril – Homenagem: Descobrimento do Brasil

22 de abril – Homenagem: Descobrimento do Brasil : Nas terras de vastidão sem fim, O sol brilha sobre o verde sem igual, Terra de encantos m...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS