domingo, 4 de setembro de 2011

WORKSHOP EM NILÓPOLIS

ACONTECEU DE 03 A 05 DE SETEMBRO NA PRIMEIRA IGREJA PRESBITERIANA DE NILÓPOLIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Nilópolis possuí uma área total de 19,4 Km², sendo que destes, somente 9 Km² são ocupados por 159.005* habitantes, gerando uma densidade demográfica de 8.017,0 hab/Km². O restante do território é ocupado pelo Campo de Instruções de Gericinó, de propriedade do Exército Brasileiro.
A cidade faz limite à Norte com Mesquita, à Sul com Rio de Janeiro, à Leste com São João de Meriti e à Oeste com Rio de Janeiro. Possuí dois distritos, Centro e Olinda, que juntos agregam os 15 bairros. A distância até a capital é de 27,5 Km. O clima é predominantemente Quente e Úmido. A cidade é cortada por 3 rios, Sarapuí, Pavuna e Peri-Peri.
A cidade é destaque por ter um dos melhores índices de qualidade de vida do Estado do Rio de Janeiro, o Índice de Alfabetização da população chega à 93,9 %, o IDH médio de 0,788 (19° no RJ)** o Saneamento está presente em 90% do território, 70% das residências tem ligação regular de água e o número de ruas pavimentadas e iluminadas chega à 99% do território nilopolitano.(Fonte site da prefeitura). Segundo o IBGE/2010, a cidade tem 157.425 habitantes dos quais 21.785 são idosos  entre os quais 18 tem mais de 100 anos de idade, sendo 02 homens e 16 mulheres.



SEXTA FEIRA - ABERTURA
O Workshop teve início na sexta feira dia 02 às 19 horas no Templo da Primeira Igreja Presbiteriana de Nilópolis no Estado do Rio de Janeiro, que é pastoreada pelo Rev. José do Nascimento Lira Jr. Vale salientar que o evento marca o início das comemorações dos 89 anos de organização da igreja e foi coordenado pelo Presb. Eliel Amancio de Mello, membro da referida igreja. O evento contou com a participação de membros das seguintes igrejas: Primeira Igreja Presbiteriana de Nilópolis, Igreja Presbiteriana Boas Novas, Igreja Presbiteriana da Chatuba, Igreja Presbiteriana Central de Mesquita, 3a Presbiteriana de Nilópolis, além de membros das Igrejas: Cristã, Evangélica Apostólica de Anchieta, Evangélica Projeto Rastaurando Vidas, Universal, Católica, Socorrista de Mariópolis, Congragacional de Nilópolis, Primeira Batista de Olinda(Nilópolis), Primeira Batista de Nilópolis.
O total de inscritos no Workshop foi 98 pessoas sendo que 5,1% com idade até 30 anos, 34,7 com idade entre 31 e 59 anos e 60,2% com idade superior aos 60 anos.

OFICINAS SÁBADO - Dia 03
As oficinas do sábado tiveram inicio às 8h30min, logo após a devocional dirigida pelo Rev. Lira. O Sgtti, Rev. Pinho Borges ministrou a Oficina Mobilização que trata da necessidade de se conhecer os direitos da pessoa idosa a partir dos instrumentos legais. Após um breve intervalo o foi apresentada a Oficina: A igreja e o direito da pessoa idosa, pelo promotor de justiça, Edson Pereira, membro da IP de Nilópolis. Contamos com a participação da Sra. Eliane Scherrer, Sec. Sinodal da Terceira Idade do Sínodo Oeste Fluminense e do Sec. Presbiterial do  Pb Alberto Nonato - Secretário Presbiterial do Presbitério de São João de Meriti.

 

SÁBADO ALMOÇO

Além do almoço foram servidos recheados lanches nos intervalos das oficinas. Destacamos também a confecção de uma camisa para o evento, além do material distribuído na oficina de fisioterapia.


SÁBADO - TARDE
No horário da tarde antes das oficinas os participantes verificaram como estava a pressão e participar das dinâmicas oferecidas. A primeira palestra da tarde foi a da fisioterapeuta Alessandra Melo que falou sobre a Fisioterapia Corporal Integrada que no final realizou exercício de respiração com os presentes. No término do sábado foram distribuídos exemplares do Estatuto do Idoso para os participantes e Certificados de Participação.  



DOMINGO (MANHÃ E NOITE)


 No domingo pela manhã o Sgtti ministrou a oficina: Abaixo o preconceito. Foi utilizado o horário da Escola Dominical, em classe única. É uma grande oportunidade para conscientizar a igreja para eliminar os preconceitos, pois a oficina é destinada para adolescentes, jovens, adultos e idosos.
A noite o Rev. Pinho Borges, participou do Culto Comemorativo de aniversário da igreja, onde ministrou a Palavra o Rev. André, presidente do Sínodo Oeste Fluminense.
A SGTTI agradece ao Rev. Lira, ao Conselho e Junta Diaconal da Igreja, a equipe de logística, em fim a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a organização do Workshop.
Agradecemos a Dr. Alessanda Melo e ao promotor Dr. Edson Pereira pela ministração das oficinas. Agradecemos em especial ao nosso hospedeiro Presb. Eliel e sua esposa Marly, pela principesca hospedagem para com o Sgtti. Que Deus continue abençoando a todos que fazem parte desta comunidade presbiteriana. 
A DEUS TODA A GLÓRIA

Culto de Ação e Graças: Elizete

O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), participou do Culto de Ação de Graças em c...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS