sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Um crente aflito


Um crente aflito - Salmo 77 de Asafe.

Queridos. O Salmo 77 é o salmo de um crente aflito e marcado pela sensação de angústia e reflexão interior. Os principais termos do salmo são as flexões dos verbos lembrar e meditar.

O Salmo 77 tem a seguinte estrutura.

Nos versos de 1 a 3 vemos o Clamor de Asafe a Deus, ele estava tão necessitado de Deus que estendeu sua mão ao Senhor durante a noite. Ao mesmo tempo, gemia e se queixava ao se lembrar de Deus. O que ele sabia sobre Deus ia de encontro com aquilo pelo que ele estava passando. Quanto mais o salmista pensava nessas coisas, mais perturbado ficava.

Então ele se encheu de Dúvidas (v. 4-6). Sustentaste os meus olhos vigilantes. Assaf, o salmista, não conseguia dormir. Passou a noite toda pensando a respeito de sua situação e pelo seu passado, mas o mais importante de tudo foi ter-se voltado para Deus. Primeiro. Clama ao Senhor em sua angústia. Depois, muda de foco: lembra-se do poder de Deus e de todas as coisas miraculosas que Ele fez.

Então pergunta se Deus dele se esqueceu (v. 7 -9).  Ele imaginou se Deus queria ou não saber mais dele, o poeta pergunta se o Senhor voltaria a ser misericordioso para com ele algum dia. Todo versículo apresenta perguntas angustiadas; talvez nenhuma tão difícil como a do versículo. Esqueceu-se Deus de ter misericórdia! Assaf encontrava-se em profundo desespero. 

Então resolve enfocar na benignidade de Deus (v. 10-13) - Lembrar-me-ei, pois, das obras do Senhor. Ele salmista toma conscientemente a decisão de se afastar de sua dor e concentrar seus pensamentos na pessoa, nas obras e milagres de Deus. Que deus é tão grande como o nosso Deus? Com esta pergunta, ele se lembra de que o Deus vivo não pode ser comparado a qualquer outro deus/poder. Este Deus maravilhoso já demonstrou Seu poder de diversas formas, mas, principalmente, ao libertar Israel do Egito.

O salmista rememora a incomparabilidade de Deus. Nos Vs.14-18  Ele volta os seus pensamentos para a soberania de Deus sobre os poderes do mar e Seu controle sobre as águas e os abismos. Além disso, o Todo-poderoso domina os céus, porque uma tempestade como a que foi descrita nestes versículos é mera manifestação de Sua força. As tuas flechas é uma descrição poética dos relâmpagos.

E finaliza o salmo 77 reafirmando que Deus é o Senhor dos mares (v. 16-20). Estes versículos contêm imagens de Deus como o Senhor da tempestade e do mar, caminhando sobre as águas. O termo ‘grandes águas’ pode ser reformulado como várias águas. Em outras palavras, as águas não constituem ameaça para Deus; são, simplesmente, mais um caminho pelo qual Ele pode andar.


Repapi Feliz Idade em Ação

Repapi Feliz Idade promove evento para idosos na Igreja Presbiteriana de Vila Industrial. No dia 22 de março de 2025, a Repapi Feliz Idade d...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS