segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Saber viver



Não sei… Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.

É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura… Enquanto durar.

Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, mais conhecida como Cora Coralina, poetisa e contista brasileira, nasceu em Goiás no ano 1889. Começou a escrever aos 14 anos. Foi doceira por muitos anos para sustentar a família. Em 1965, teve o seu primeiro livro publicado, intitulado: O Poema dos becos de Goiás e estórias mais.

Imagem: internet.

IFEPE. Conhecer para amar.


IFEPE. Conhecer para amar.

O sábado 24 de setembro de 2022, foi um dia muito especial para a União de Mocidade Presbiteriana (UMP), da Igreja Presbiteriana de Tejipió, em Recife/PE.

Após desenvolver uma arrecadação de donativos na igreja, os jovens da nossa UMP foram entregá-los pessoalmente ao Instituto Filantrópico Evangélico de Pernambuco (Ifepe), uma instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), localizada no município de Vitória de Santo Antão/PE.

A programação contou com louvores, mensagem proferida pela irmã Cristiane, coordenadora da Repapi Tejipió, almoço, lanche, jogos, muito bate papo e um toque de beleza para com as internas.

A jovem Lara, que coordenou a visita se expressou com as seguintes palavras: “pudemos experimentar o amor de Deus, encontrar outros irmãos em Cristo e levar a Palavra. Gostaríamos de agradecer a todos que contribuíram, de forma monetária, com produtos e, mais importante, com as orações. Vemos o agir do SENHOR por aquele Instituto, levantando pessoas para dirigir o local, e seus trabalhos com tanto amor e carinho”.

Motivada pelo que viu e sentiu no coração, a jovem Lara, já sonha com uma nova visita ao Ifepe, enquanto isso não acontece, apela para aqueles irmãos que desejarem visitar a referida instituição que entre em contato com a irmã Conceição, da Igreja Presbiteriana Bela Vista, da cidade de Moreno/PE.

A coordenação do evento agradece a todos que contribuíram para a realização da visita; registramos nesta visita a presença da SAF e da UPH Tejipió.

O Conselho da Igreja roga profusas benção do Senhor, nosso Deus, sobre a nossa UMP, que ao vivenciar o lema do Ifepe: Conhecer para amar"; colocou em prática o Evangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo.



Cuidado com os movimentos lentos


CUIDADO COM MOVIMENTOS LENTOS – “e o gafanhoto for um peso”.  Todos precisam saber que os movimentos lentos não é prerrogativa do envelhecimento. Ao usar a figura do gafanhoto para descrever o caminhar da pessoa idosa o escritor sacro observou o caminhar simples e concentrado dele. Os gafanhotos em voo são mais ágeis do que no andar, pois seu deslocamento é de 50 metros por dia[1].

Mas o que dizer de Calebe?

Calebe aos 85 anos de idade reivindicou a promessa[2]. A lentidão da vida aflora quando se perde os sonhos e a visão dela. Nada impede que no envelhecimento se conquiste batalhas e se vença guerra.

Precisamos aprender a conquistar o envelhecimento com qualidade com o exemplo de Calebe, que foi ousado e determinado superando as barreiras; portanto rejeite atitudes, ações e palavras que produzam a imagem negativa do envelhecimento e o gafanhoto não será mais pesado.



[1] http://www.vivaterra.org.br/insetos_3.htm

[2] Josué 14:6-15; 15:4


Origem da paz verdadeira


Origem da paz verdadeira. “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti”.(Is.26.).

Por que anunciar paz às nações? Porque elas não sabem de onde vem a verdadeira paz - "alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, á filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá de ti justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta".

A paz com Deus, é a base de toda verdadeira paz entre os homens, enquanto a base da guerra está no interior do homem.

Em sua bondade e misericórdia Deus estabeleceu um meio para os pecadores fazerem a paz com Ele esse meio é Jesus Cristo. O rei que veio para ser entronizado no coração dos homens. Somente quando ele reinar no seu coração você construirá a verdadeira paz.

Um cético disse a um cristão: "Vocês leem na Bíblia que Jesus transformou a água em vinho. Para mim, isso é ficção. Nunca vi uma coisa parecida acontecendo hoje."

O bondoso cristão respondeu: "Bem, eu não vi Jesus transformar água em vinho, mas já O vi transformar uísque em alimentos; e para mim, isso é um milagre ainda maior."

Jesus, transformar a vida das pessoas que estão em guerra consigo mesmas, dando-lhes vitória sobre o pecado e paz interior, isso é um milagre da graça divina.

Nós sabemos de onde vem a paz! Precisamos anunciar ao mundo a paz que o Rei dos reis quer estabelecer. Lembra-se quando os anjos apareceram durante o nascimento de Jesus anunciaram "Glória a Deus nas maiores alturas, e paz entre os homens..." (Lc 2.14)

É dele e por meio dele que vem a paz entre os homens. Todos precisam olhar para Jesus! Em vez de olharem para as armas, para o poder, o dinheiro, ou fama.

Precisamos anunciar que somente em Jesus é possível ter paz. "Justificados, pois, pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo." (Rm 5.1).

Queridos. Como cristãos, compreendemos essa paz porque sabemos de onde ele vem, pois somos “Justificados mediante a fé, e temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo."

Essa certeza nos dar uma vida de felicidade, e paz. Paz que vem de um Salvador vivo, que mora em nosso coração. Por isso precisamos anunciar paz às nações.


Repapi Tejipió em ação

Repapi Tejipió em ação : A Repapi Tejipió promoveu Encontro de Confraternização e Reflexão sobre Saúde e Bem-Estar dos Idosos, sob a coorden...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS