quinta-feira, 4 de novembro de 2010

SECRETÁRIA DA TERCEIRA IDADE CELEBRA 70 ANOS

A Secretária da Terceira Idade da Confederação Sinodal  de SAFs do Sínodo Sesquicentenário, Ruth Silva, celebrou com um Culto de Ação de Graças, no dia 30 de outubro, a chegada aos 70 anos de vida e em plena atividade no trabalho do Senhor.
O Culto aconteceu na Igreja Presbiteriana de Largo da Paz , em Recife. 
Parabéns Ruth e continue atuante no trabalho da SAF, da Federação e Confederação.

SENADO PODE VOTAR PROJETOS : CASA PARA IDOSOS

O Senado Federal votar dois projetos de lei que vão alteram o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03). Um o PLC 150/08, reserva aos idosos pelo menos 3% das residências em programas habitacionais públicos ou subsidiados com recursos públicos. O outro o PLC 156/08, que determina a construção de casas de pavimento térreo para os idosos cadastrados nesses programas. Ambos estão na pauta da sessão deliberativa do Plenário de quarta-feira (6/10), que começa às 14h. O Art. 38, do Estatuto do Idoso estabelece que nos programas habitacionais públicos ou subsidiados com recursos públicos o idoso tem prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria, observados os seguintes critérios: reserva de 3% das unidades residenciais para atendimento aos idosos; implantação de equipamentos urbanos comunitários voltados ao idoso; eliminação de barreiras arquitetônicas e urbanísticas para garantir a acessibilidade ao idoso; e critérios de financiamento compatíveis com os rendimentos de aposentadoria e pensão. O PLC 156/08 acrescenta a essa legislação um parágrafo único estabelecendo que as unidades residenciais reservadas para atendimento a idosos devem situar-se, preferencialmente, no pavimento térreo. A matéria, de autoria do deputado Tarcísio Zimmermann, recebeu parecer favorável da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e da Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
O PLC 150/08, do deputado Vanderley Macris, adiciona a expressão "pelo menos 3%" nessa reserva de unidades. Ele é mais polêmico e recebeu dois pareceres diferentes em comissões do Senado, um a favor e outro contrário à proposta. Originalmente, o deputado estabelecia 5% das moradias para os idosos, mas houve modificação na própria Câmara, que baixou esse percentual para 3%, transformando-o em patamar mínimo. Pelo Estatuto do Idoso, o percentual fixado é de 3%, mas a introdução da expressão "pelo menos" no PLC 150/08 abre a possibilidade de elevar-se essa quantidade, argumenta o autor.
Helena Daltro Pontual / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Pessoa com deficiência será considerada idosa aos 50 anos

Pessoa com deficiência será considerada idosa aos 50 anos

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS