terça-feira, 5 de abril de 2022

Apocalipse: Correntes Teológicas.

Apocalipse: Correntes Teológicas.
Apocalipse 1 – Correntes teológicas

Queridos.

Vamos iniciar a partir de hoje uma série de estudos sobre o Livro de Apocalipse, de forma sucinta e numa linguagem simples para um melhor entendimento deste livro que tem sido alvo de várias interpretações, e por isso, tem gerado muitas controvérsias e teorias.

Hoje vamos estudar as quatro principais correntes teológicas, que tratam do assunto. 

A corrente Preterista que afirma que tudo do livro já aconteceu no tempo de João e faltam somente o juízo final e o estabelecimento da Nova Terra e do Novo Céu com uma humanidade perfeita. Mas a maior OBJEÇÃO a essa corrente é que já faz aproximadamente dois mil anos e muitas coisas do Apocalipse ainda não aconteceram.

A corrente Histórica afirma que o livro descreve a história do mundo até hoje, com ênfase na Igreja. E considera os relatos do livro como uma sucessão de símbolos que vão acontecer na história da igreja presente. Este sistema foi desenvolvido na época da Reforma e considerava a Igreja Católica como a Besta e o Papa como o Anticristo.

Mas há OBJEÇÃO, pois o Livro do Apocalipse não é uma caixa de controvérsias, esse pensamento prioriza a Igreja Romana e despreza as demais.

A corrente Futurista defende que tudo que está no livro ainda vai acontecer. O livro é escatológico, mas a partir do capítulo 4, nada ainda aconteceu, pois os acontecimentos são cronológicos e devem se desenvolverem como está no livro.

A OBJEÇÃO está que os fatos previstos não aconteceram, como por exemplo o alinhamento dos planetas, e calendário profético, já estão ultrapassados.

A corrente Idealista afirma que o que está escrito não deve ser interpretado como algo real. Que não se deve esperar que tudo aconteça como está escrito e se faz necessário fazer uma adaptação dos símbolos para uma releitura em nossos dias.

A OBJEÇÃO a essa teoria não encontra profecias especificas de acontecimentos tanto no passado como hoje.

Queridos. Além destas quatro correntes há dois assuntos que dividem os estudiosos: um é MILÊNIO e o outro a GRANDE TRIBULAÇÃO.

Como relação a estes dois assuntos as correntes são as seguintes:

No MILÊNIO há as linhas:  Pré-Milenistas; Pós-Milenistas e Amilenistas.

Na GRANDE TRIBULAÇÃO as linhas são: Pré-Tribulacionistas; Pós-Tribulacionistas e Atribulacionistas.

Apesar de todos os esforços humanos, todas estas interpretações não são totalmente satisfatórias.

Milênio e Tribulação

Em Apoc.20:1-6, encontramos a única referência ao Milênio, por isso temos duas teorias que tentam explicar o que vem a ser.

A primeira diz que o reino de Deus é uma realidade presente. Deus reina no coração do crente e o reino não é um império terrestre.

Neste grupo encontramos os:

a) Amilenista - Estes esperaram a volta de Cristo para qualquer momento. Os 1000 anos não é um tempo definido, mas um período que terminará com a volta de Cristo. Neste período satanás é acorrentado, mas pode perseguir os crentes, sem, contudo, tirar-lhes a salvação. Este período teve início com a ressurreição de Cristo.

b) Pós-Milenista - Que creem que todos os homens se converterão e quando isto acontecer teremos um reino de paz, tranquilidade, sem guerra, como está prometido nas profecias. As guerras mundiais acabam com esta teoria.

Os Pré-Milenistas dizem “que o reino de Deus é futuro e terrestre”. Ele será estabelecido por ocasião da segunda vinda de Cristo. Esta teoria exige duas voltas de Cristo. Uma para estabelecer o seu reino e outra para julgar o mundo e implantar o mundo novo.

Segundo eles a primeira ressurreição de que fala Ap. 20 será a ressurreição física e só participam dela os justos.

Esta teoria se divide em duas: Milenista e Pós-Tribulacionistas que acreditam que a Igreja estará presente durante a grande tribulação e no fim dela Cristo volta; os justos ressuscitados e os vivos transformados se reunirão com Ele nas alturas; sendo estabelecido o reino de mil anos. No término dos mil anos Cristo irá julgar a todos.

 Para os Milenistas Pré - Tribulacionistas, a grande tribulação é algo tão descomunal que Cristo irá arrebatar sua Igreja antes que ela aconteça; Cristo não chegara à terra, a sua vinda será percebida pelo desaparecimento de pessoas; será restabelecidos Israel, Jerusalém e os sacrifícios; após três anos e meio virá o anticristo que combaterá os judeus, mas Cristo intercede e Israel sai vitorioso e os salvo se unirão a Ele.

Concluindo: Embora haja importância nessas diferentes correntes temos que crer em duas coisas: satanás nada pode contra Cristo e os salvos, e que Cristo voltará para nos ressuscitar assim como ressuscitou.

Queridos. Apocalipse também é conhecido como o livro da Revelação. É o tornar algo conhecido completamente, revelado completamente.

Rm 16.25, diz que “Àquele que é poderoso para vos confirmar segundo meu Evangelho e a pregação de Jesus Cristo, segundo a revelação do mistério mantido secreto nos tempos eternos”. Amém.

Agradecemos a sua audiência e lhe convidamos para a continuar conosco amanhã.


Guia Prático para Plantio de Cenoura:

Guia Prático para Plantio de Cenoura: Cenouras: Uma adição deliciosa e nutritiva para qualquer horta! Este guia prático irá te auxiliar em t...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS