domingo, 25 de setembro de 2022

Eu quero envelhecer


Recebi esse texto do nosso Secretário Sinodal da Pessoa Idosa do Ceará. o famoso Murilão. Gostei e resolvi compartilhar. Não sei quem é autor. 

“Nunca trocarei meus amigos fantásticos, minha vida maravilhosa, minha amada família por menos cabelos grisalhos ou uma barriga mais lisa. 
À medida que envelheci, tornei-me mais amigável comigo mesma e menos crítica comigo mesma. Tornei-me minha amiga… 
Eu não me culpo por comer biscoitos extras, não arrumar a cama ou perder algo estúpido que eu não precisava. Eu tenho o direito de ser bagunçado, de ser extravagante. Eu vi muitos amigos queridos deixarem este mundo cedo demais, antes de perceber a grande liberdade de envelhecer. 
Quem vai me culpar se eu decidir ler ou jogar no meu computador até as quatro da manhã e dormir até o meio-dia? Quem vai me criticar por ficar na cama ou assistir TV o tempo que eu quiser. Vou dançar com esses sucessos maravilhosos dos anos 70 e 80 e se ao mesmo tempo quero chorar por um amor perdido… 
Se eu quiser, ando pela praia de shorts muito esticados sobre um corpo apodrecido e mergulho  nas ondas com abandono, apesar do olhar penalizador dos outros. Eles também envelhecerão. Sei que às vezes esqueço, mas há coisas na vida que também devem ser esquecidas. 
Lembro-me de coisas importantes. Claro, ao longo dos anos meu coração se partiu. Mas corações partidos nos dão força, compreensão e compaixão. Um coração que nunca sofreu é imaculado e estéril e nunca conhecerá a alegria de ser imperfeito. 
Tenho sorte de ter vivido o suficiente para ter meus cabelos grisalhos e minha risada juvenil gravadas para sempre nos sulcos profundos do meu rosto. Muitos nunca riram, muitos morreram antes de seus cabelos ficarem prateados. Conforme você envelhece, é mais fácil ser positivo. 
Você se importa menos com o que as outras pessoas pensam. Eu não me questiono mais. Conquistei o direito de cometer erros. Então, para responder à sua pergunta, eu gosto de ser velho. Eu amo a pessoa que me tornei. Eu não vou viver para sempre, mas enquanto eu ainda estiver aqui, não vou perder tempo lamentando o que pode ter sido ou me preocupando com o que será. 
E se eu quiser, como sobremesa todos os dias. Com champanhe”.

SNPI na IPB Filadélfia.


ACONTECEU – No domingo, dia 25 de setembro de 2022, o Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa (Snpi) da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), ministrou palestra sobre envelhecimento consciente, para a Escola Dominical, na Igreja Presbiteriana Filadélfia em Agua Fria, um bairro da zona norte da cidade de Recife em Pernambuco. que é pastoreada pelo Rev. Pedro. A temática da palestra foi: Idoso sim. Velho não. 
Como brinde da Secretária Nacional da Pessoa Idosa (SNPI) os participantes receberam o Kit Repapi ( Um exemplar do Estatuto do Idoso, um Caça Palavra Bíblico, uma caneta e um chaveiro Repapi).meu ip


Cuidado com os cabelos brancos


CUIDADO COM OS CABELOS BRANCOS – “E florescer a amendoeira”. Todos precisam saber que os cabelos brancos não são privativos das pessoas idosas ou particularidade única do processo envelhecimento.

A flor da amendoeira antes de abrir tem uma coloração rosada e quando está totalmente aberta a coloração é branca devido a sua maturação.

No texto, o hagiógrafo compara os cabelos brancos ao florescer da amendoeira. Não podemos assegurar que cabelos brancos é sinal de velhice, pois nem todo idoso fica com cabelo branco e não é difícil encontrar pessoas idosas sem cabelos brancos como também não é difícil encontrar pré-idosos com cabelos brancos.

No natural os cabelos podem ser pretos, louros, brancos ou de cor intermediária. A substância que dá a coloração do cabelo é a melanina e segundo os estudiosos da área, o cabelo preto possui o maior índice de melanina, mas do que o cabelo louro e o branco que não possui nenhuma melanina. Embora no envelhecimento haja uma acentuada mortandade de melanócitos, isto não significa que todo idoso necessariamente terá que ter cabelo branco. Recentemente cientistas americanos disseram que a genética é a responsável pelo embranquecimento do cabelo.

(Extraído do livro: Envelhecimento. O que todos precisam saber. Autoria: Pinho Borges)


Anunciai a paz às nações


"ANUNCIAI PAZ ÀS NAÇÕES"

“Esperamos a paz, porém não chegou bem algum; e o tempo da cura, e eis o terror”.(Jr. 8.15).

Queridos. Nunca a paz foi tão procurada do que agora. Quem consegue esquecer 11 de setembro de 2001? O mundo ficou com medo, e vulnerável. Os limites humanos ficaram claros. Não somos tão fortes como pensamos. Não conseguimos construir um mundo de paz e harmonia.

Por que precisamos anunciar paz às nações? Porque elas não conseguem construir a verdadeira paz.

Em Zacarias 9, há a menção de várias nações, povos e cidades. De alguma forma cada um deles tenta estar em segurança e procura se proteger. Veja o caso de Tiro que "edificou para si fortalezas" e se valeu de falsa esperança.

O mundo falha em construir a paz, por confiar no poder das armas. Os Estados Unidos, no período da guerra fria estabeleceu uma linha telefônica direta com Moscou com objetivo de evitar o risco acidental de uma Guerra Mundial. Essa atitude evitou mais uma guerra.

Temos consciência que a nossa vida espiritual é sempre ameaçada e que precisamos falar com alguém que pode ajudar. Paz conquistada pelo medo da destruição não é paz verdadeira. É paz vigiada, patrulhada, como acontecia no Império Romano, com a chamada "Pax Romana".

Nações querem construir a paz eliminando os inimigos, mantendo grande parte do mundo na pobreza e na miséria. Não há paz com ameaças de embargos econômicos e invasão militar, pois isso não é verdadeira paz.

Queridos. infelizmente o homem não consegue construir a paz por esforço humanitário. Ação social não produz a verdadeira paz.

A verdadeira paz só tem quem conhece a Jesus.

Por isso é preciso anunciar paz que só Jesus pode a todas as nações.


Repapi Tejipió em ação

Repapi Tejipió em ação : A Repapi Tejipió promoveu Encontro de Confraternização e Reflexão sobre Saúde e Bem-Estar dos Idosos, sob a coorden...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS