terça-feira, 1 de março de 2022

40 milhões de escravos no mundo


40 milhões de escravos no mundo
Texto do Presbítero Elias Bispo (61 anos) da IPB Madalena, Recife/PE – “40 milhões de escravos no mundo. Sempre temos ouvido falar de condições análogas à escravidão, mas o artigo infracitado de Lisander Dias sobre o tema epigrafado me chamou a atenção pelo caráter “hereditário” inerente a uma dívida, algo que nunca tinha ouvido falar e que atinge cerca de 1 milhão de pessoas no Paquistão. Ultimado Online ( https://www.ultimato. com.br/conteudo/familia-decristaos-paquistaneses-e-liberta-da-escravidao ), acesso em: 28fev2022, às 18:00h. 
No Brasil embora a escravidão tenha sido abolida desde a Lei Áurea de 1888, sabemos que fica caracterizada quando há condição degradante de trabalho, ocorra de maneira forçada, haja jornadas exaustivas e regime de servidão. De vez em quando, há divulgação pela mídia de relatos de que as autoridades estouraram cativeiros. 
Fiquei também a lamentar porque embora tenha sido abolida há 30 anos, essa condição continue a existir no Paquistão. Por conta desse artigo, numa rápida pesquisa na web, no site Jornal USP ( https://jornal.usp.br/atualidades/trabalho-analogo-a-escravidao-ainda-persiste-no-mundo/, acesso em 28fev2022, às 16:33h), encontrei o relato de que a Organização Internacional do Trabalho admite que a escravidão ainda é uma realidade em todo o mundo, mesmo após a entrada em vigor, em 2016, do protocolo de combate ao trabalho forçado. 
O continente com o maior número de casos é a Ásia, seguido pela África, América Latina e demais regiões. As vítimas deixam de receber pelo menos US$ 21 bilhões, a cada ano, em salários não pagos. Na visão da ONU, para dar fim a esse problema, é necessária uma ação coordenada de todos os países na adoção de medidas eficientes que diminuam as vantagens de quem utiliza essa forma de exploração. 
Então, refleti sobre o por quê dos governos não adotarem medidas mais drásticas já que envolve 40 milhões de pessoas? Por quê na Europa existem jovens escravas sexuais, vindas do leste europeu ou de países do terceiro mundo? Que mundo é esse, onde uns nascem para sofrer enquanto outros riem, no dizer da canção de Tim Maia? 
Lembrei-me de alguns fatos: 
(a) da condição do homem narrada pelo apóstolo Paulo de que somos escravos do pecado (Rm 3:23), mas que dele fomos libertados e nos transformamos em escravos de Deus, com vistas à santificação e, por fim, a vida eterna (Rm 3:22); 
(b) de que fomos escolhidos antes da fundação do mundo para sermos santos perante Ele (Ef 1:4), criados para as boas obras (Ef 2:8-10); 
(c) de que somos de Deus em Cristo (1Co 1:30). Louvo ao Senhor por homens como o Pastor Shahzad, que estão imbuídos do propósito de evangelizar e levar libertação aos oprimidos, libertação neste mundo e por toda a eternidade, pois todo aquele que invocar o nome do Senhor Jesus Cristo será salvo (Rm 10:13). 
O site da Union of Catholic Asian News detalha o tema com propriedade, motivo pelo qual sugiro a leitura, abordando dados na Ásia. ( https://www. ucanews.com/news/the-brick-kilnslaves-of-pakistan/92287# ), Mas deixo uma reflexão. Enquanto cristãos, como podemos ajudar? Elias Bispo – Brasil”meuip

Quando as máscaras caem


Todos os anos no período de carnaval as pessoas submergem no anonimato das máscaras porque elas querem o prazer de uma liberdade ou talvez a prática da indecência como pessoas desconhecidas.

Este ano, 2022, não haverá oficialmente os festejos de momo por conta da pandemia do Corona vírus e já faz um ano do uso obrigatório de máscaras fisicamente.

Não quero falar de máscara de tecidos, acrílico ou outro qualquer material.

Quero falar das máscaras moral, ética e espiritual.

O carnaval é um período de caos abstrato que possibilita as pessoas a se livrarem daquilo que consideram amarras sociais, éticas e até religiosas.

É o momento de jogar no lixo a responsabilidade pessoal, a preocupação mental e a alto-disciplina social.

Nem se lembram que o período de divertimento sem controle vai embora na mesma rapidez que chegou.

E só resta ao folião contabilizar o prejuízo acumulado na enganosa liberdade. Prejuízo econômico, moral, ético e espiritual passa sufocar o mascarado de momo, agora ressacado.

Todos os que usam máscaras um dia serão desmascarados, pois há alguém que não se deixa enganar pelas fantasias.

Alguém com olhos tão penetrantes que consegue tudo por atrás de máscara. Os olhos do Deus vivo e santo veem todas as coisas; são olhos que te seguem sempre em todos os lugares.

Na balbúrdia do carnaval os olhos de Deus te observam, se nenhuma pessoa te identificar, Ele te reconhece.

Ele sabe tudo ao teu respeito e presencia tudo que o fazes. Diante dele, todas as marcaras caem.

A folia de momo é com a relva do campo murcha na mesma rapidez que que floresce e deixa o encantado folião com o coração vazio, mal-humorado, sentimento de miserabilidade

A vida ficou monótona, vazia e restou somente um gosto amargo.

O carnaval chega vestido de alegria e vai embora desnudo deixando um rasto de aflições, dores, sofrimentos e desesperos.

Aqueles que ao momo dedicou a vida certamente será abandonado sujo e manchado pelo pecado. Além do coração decepcionado e vazio.

Queridos. Lembre-se que Deus amou mundo de tal maneira que deu seu filho, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna, e que o sangue de Jesus Cristo o seu filho nos purifica de todos pecados.

Hoje é o dia em Deus quer arrancar dos rostos dos homens as máscaras da justiça própria, do orgulho e da altivez.

Hoje retire a máscara e peça perdão a Deus, pois se assim não fizer Ele vai desmascarar.

Um conselho. Busque a alegria que não usa máscara, uma alegria verdadeira da alma. Alegria pura, sem mancha. Alegria que dura a eternidade e não apenas três dias.

Lembre-se. As máscaras não te escondem de Deus.

SNPI nas comemorações dos 26 Anos do Jardim de Oração

SNPI nas comemorações dos 26 Anos do Jardim de Oração : ACONTECEU – O Rev. Pinho Borges participou das Comemorações dos 26 Anos do Jardim de...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS