quinta-feira, 6 de outubro de 2022

A Origem do Desodorante


"Desde a época do Império Romano que se tenta controlar o suor e o odor produzidos pelas axilas. Os homens desta época usavam pequenas almofadas aromatizadas debaixo das axilas para diminuir o odor provocado pelo suor.

No início do século XX, os Estados Unidos fabricaram um produto a base de sulfato de potássio e sulfato de alumínio, que seria capaz de controlar o suor e diminuir o odor, e deram o nome de desodorante.

Em razão do alto preço, o produto somente se espalhou no Ocidente. Após a Segunda Guerra Mundial os preços caíram e assim o desodorante se tornou acessível.

Hoje, o desodorante apresenta diversas formas que podem ser escolhidas de acordo com a necessidade de cada um, encontramos desodorantes aromatizados ou sem perfume, com ou sem álcool e os com ou sem agentes bactericidas.

Podem ainda ser antitranspirante, que fecha cerca de 50% das glândulas sudoríparas, ou antiperspirante que reduz a formação do mau cheiro e a transpiração.

FONTE: ESCOLA, Equipe Brasil. "A Origem do Desodorante"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/a-origem-do-desodorante.htm. Acesso em 06 de outubro de 2022."

Curiosidade


Curiosidade: O termo “Curiosidade” tem origem no latim “Curiositas”, que significa “desejo por conhecimento” ou “desejo por informação”. 
A curiosidade, não é apenas uma característica dos seres humanos, ela também está presente nos animais e é responsável no desenvolvimento de habilidades. 
A partir de hoje estamos acrescentando mais a janela Curiosidade em nosso site.

Cuidado com a miséria


CUIDADO COM A MISÉRIA - Todos precisam saber que a miséria não faz parte do envelhecimento.

Envelhecer não é doença é consequência do pecado na vida do homem desde o Jardim do Éden. Davi expressando seu sentimento de culpa diante de Deus escreveu: “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia[1].

Como todas as outras desgraças que se abatem sobre a humanidade, a miséria não surgiu por acaso e nem estava nos planos de Deus que a coroa de Sua criação experimentasse privações e necessidades materiais, isto acontece por conta da má distribuição das riquezas e uma divisão social injusta.

Diariamente milhões e milhões de pessoas de todas as idades são vítimas da miséria de si mesma. O salmista Davi escreveu: “Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão[2].

Duas palavras aqui servem de destaque no contexto do envelhecimento. A primeira é desamparo. Uma sociedade que é justa não desampara seus partícipes, infelizmente não podemos dizer que a sociedade brasileira é justa, pois o número de pessoas idosas que estão vivendo em total abandono nos dias de hoje é grande. A segunda é mendigar. 

A quantidade de idosos pedintes tem aumentado de forma considerável apesar da vigência do Estatuto do Idoso desde 2004. Onde estão as Casa-lar, as ILPIs públicas para proteger e abrigar os menos favorecidos? A falta de políticas públicas para o envelhecimento é a promotora da miserabilidade que se encontra muitos idosos no Brasil. 

O Estado não reconhece com dignidade aqueles que com suor, sangue e lágrimas construíram o país. Desamparo e mendicância são violências cidadã presente na vida de muitos brasileiros, principalmente no envelhecimento.

(Extraído do livro: Envelhecimento. O que todos precisam saber. Autoria: Pinho Borges)



[1] Salmo. 32,3.

[2] Salmo. 37,25


Acompanhamento de Proposições


Acompanhamento de Proposições: Saiba por onde tramita as Proposições referentes ao segmento da pessoa idosa na Câmara dos Deputados. 
Lembre-se Idoso conectado é idoso informado. Cobre de seu Deputado uma posição sobre o assunto. Se ele não tem interesse sobre o assunto, creio que está na hora de mudar.

Sempre vigilante


Sempre vigilante.

Queridos. A reflexão de hoje nos convida a nos preparamos para prestar conta a Deus da administração dos bens que ele nos concedeu. É um apelo à VIGILÂNCIA para a vinda do Senhor, que pode vir a qualquer momento em nossa vida.

E para isso quero refletir sobre a Parábola dos Talentos, onde Jesus fala da sua 2ª vinda no fim dos tempos e a atitude com que os discípulos devem esperar e preparar essa vinda. Conforme registra Mt. 25,14-30.

Um "senhor" viajou e deixou sua fortuna nas mãos dos servos; um recebeu cinco talentos, outro dois e a outro apenas um. Quando voltou, chamou os servos e pediu-lhes conta da sua gestão.

Os dois primeiros tinham duplicado a soma recebida e foram louvados pelo "senhor", mas o terceiro escondeu cuidadosamente o talento recebido, pois conhecia a exigência do "senhor" e tinha medo. foi severamente criticado e condenado.

A Parábola refere-se à Vinda do Senhor Jesus, no final dos tempos...

O "Senhor" representa Jesus, que antes de subir aos céus deixou todos os seus "Bens" aos cuidados dos discípulos.

Os Talentos são os "bens" que Jesus deixou na sua Igreja, como o Evangelho, sua mensagem de salvação, seu amor incondicional.

Os Servos depositários desses bens, são os discípulos de Jesus, que devem produzir na medida de nossas possibilidades. Como depositários dos bens de Cristo somos as testemunhas do projeto de salvação que o Pai tem para os pecadores e para os publicanos do nosso tempo.

Que as nossas palavras sejam de consolação para os tristes e desanimados; assim como nossos braços estejam sempre abertos para a acolher os fragilizados sócio religiosamente esquecidos.

A Parábola em tela revela a irresponsabilidade de quem se omite, e deixa os bens do Senhor infrutíferos, privando o mundo dos frutos divinos. Devemos agir como os dois servos que fizeram os "bens" frutificar.

Queridos. Não se deixe dominar pelo comodismo; tenha coragem de arriscar, de lutar para que os valores do reino nunca sejam enterrados.

Não seja a Igreja que se identifica com o mundo; seja a igreja corpo de Cristo mais humana, mais evangélica; Não seja como o servo, que enterrou os "bens" que o senhor lhe confiou.

Muitas vezes o enterrar os bens de Deus está não se doam aos outros; no não tenho tempo; não tenho jeito.

Queridos. No final da minha vida desejo ouvir do Senhor nosso Deus: "Servo Bom e fiel. Vem participar da minha alegria."


Repapi Tejipió em ação

Repapi Tejipió em ação : A Repapi Tejipió promoveu Encontro de Confraternização e Reflexão sobre Saúde e Bem-Estar dos Idosos, sob a coorden...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS