quarta-feira, 18 de maio de 2011


                                    MINICONGRESSO DA 3ª IDADE
                   (Louvor, Meditação, Palestras e Confraternização)

Participação do Secretário Nacional do Trabalho da 3ª Idade da IPB, pastores e profissionais das áreas do Direito e da Saúde.

Organização: Secretaria do Ministério da 3ª Idade da Igreja Presbiteriana da Madalena.
Local: Igreja Presbiteriana da Madalena - IPM.            Data: 04 de Junho de 2011.
Horário: 08:00 - 17:00 h .                                                    Investimento: R$ 15,00.
Reserva de vagas : 34468665 - Até o dia 29 de Maio.   Inscrição: No local do evento.     

Objetivos: Estudo e reflexão das necessidades, oportunidades, direitos e atuação da pessoa idosa na sociedade.

 

PROGRAMAÇÃO

08:00 - 08:30 - Recepção e Inscrições.
08:30 - 08:45 -Abertura e Louvor (Grupo musical da IPM e Rev. Marcelo Ramos Oliveira - Pastor auxiliar da IPM).
08:45 - 09:15 - Mensagem Espiritual (Rev. Edilson Olive Ramos - Pastor Efetivo da IPM).
09:15 - 09:45 - Intervalo para Lanche.
09:45 - 10:00 -Cânticos e Avisos (Raquel Teodósio da Silva - Secretária do Ministério da 3ª Idade do PPNB e Coordenadora da 3ª Idade da IPM).
10:00 - 11:00 -Palestra: “Abaixo o Preconceito Contra o Idoso” (Rev. Reginaldo Borges – Sec. Geral do Trabalho da 3ª Idade da IPB).
11:00 - 11:30Apresentação teatral: “Mulheres que Seguiram a Jesus” (Participantes da 3ª Idade da IPM).
11:30 - 13:00 -Intervalo para Almoço.
13:00 - 13:30 Atividade Recreativa (Larissa Andrade - Terapeuta Ocupacional - Coordenadora da 3ª Idade da IP do Centenário).
13:30- 15:30Painel Aberto: “O Direito da Pessoa Idosa” (Dra. Adriane Luiza Sodré - Advogada- e Rev. Dr. Roberval Góes - Pastor Efetivo da IP do Bongi). Mediador: Rev. Edijéce Martins Ferreira -Pastor Emérito e Conselheiro da 3ª Idade da IPM.
15:30 - 16:30 Palestra: “O Idoso e a Violência” (Rev. Reginaldo Borges - Secretário Geral do Trabalho da 3ª Idade da IPB).
16:30 - 17:00 -Cafezinho e Confraternização.


RESERVE LONGO SUA VAGA

OLHANDO O IDOSO COM O OLHAR DE DEUS – PARTE 1

A violência generalizada gera os maus-tratos que não poupam nem os idosos principalmente nos dias de hoje. Paulo na revelação do Espirito Santo ao escrever a Segunda Carta a Timóteo revela: “nos últimos dias as pessoas seriam amantes de si mesmas, e sem afeição natural”.  Afeição natural inclui o amor familiar que está muito em falta em nossos dias. Deus preza e ama muito as pessoas idosas e se preocupa com elas; a Bíblia é prova desse amor e preocupação de Deus.
No Salmo 68,5 Deus é chamado de Juiz de Viúvas que no geral são pessoas idosas; sabemos que há viúvas jovens e Deus também se preocupa com elas (Lv. 22,13).
Em outras versões da Bíblia a palavra “juiz” é traduzida por “defensor”, “protetor” e “guardião”. No livro do Êxodo verificamos que Deus fica irado quando alguém maltrata as  viúvas (pessoas idosas). (Êx. 22,22-24).
As viúvas, assim como todos os idosos fiéis recebem de Deus um olhar diferenciado; são pessoas estimadas por Deus.
O texto de Provérbios 16,31 revela a expressão de Deus e de seu povo quando diz: “As cãs são uma coroa de beleza quando se acham no caminho da justiça.”
Não é de surpreender que o respeito pelas pessoas idosas fosse parte fundamental da Lei que Deus deu a Israel.
Os israelitas receberam a seguinte ordem: “Deves levantar-te diante do cabelo grisalho e tens de mostrar consideração para com a pessoa dum homem idoso, e tens de ter temor de teu Deus. Eu sou Deus.” (Lv. 19,32).
Em Israel, o tratamento que a pessoa demonstrava para com os idosos afetava sua própria relação com Deus; quem maltratasse uma pessoa idosa não podia dizer que amava a Deus.
Embora o cristão não esteja subordinado à Lei de Moisés, mas a lei do Cristo, que transforma a conduta, a prática cristã não exclui o amor e a preocupação pelas pessoas idosas. Amar nossos idosos é um dever de todos nós; amar não apenas porque temos o dever de fazer isso, mas porque somos motivados em nosso coração pelo Espirito Santos.

Rev. Pinho Borges
Lembre-se:
Em termos de longevidade só existe dois grupos de pessoas o idoso e o pré-idoso.

Culto de Ação e Graças: Elizete

O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), participou do Culto de Ação de Graças em c...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS