quinta-feira, 17 de maio de 2012

CONSELHO DO SÁBIO: PROCURE SER HONRADO.

Pobreza e afronta sobrevém ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado. Prov. 13,18. 


Neste texto há duas palavras que nos chamam a atenção: instrução e repreensão
Instrução não é o mesmo que educação. Enquanto educação é a arte de projetar o indivíduo para fora; instrução é a arte de capturar informações convencionadas; em outras palavras é o saber convencional adaptado ao meio vivente. 
Repreensão significa restringir, limitar, segurar. 
No texto em tela o sábio Salomão está tratando da instrução e da repreensão divina. Na conformidade bíblica para que haja instrução é necessária a repreensão. 
A humanidade aprende na interação uns com os outros por isso passamos anos e anos no processo de aprendizado até concluirmos  estudos universitários de graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado. 
Investimos economicamente em livros, seminários, workshop e palestras. Porque somos incompletos no conhecimento e cremos que estudar é crescer, é desenvolver, mas com frequência não damos atenção às instruções de Deus, que revelam o verdadeiro conhecimento. 
Na revelação Salomão declara que “pobreza e afronta sobrevém ao que rejeita a instrução”. Qual valor você dar aos conselhos bíblicos? Muitos acham que são antiquados, ultrapassados. Que não servem para os dias de hoje. 
Você se lembrar do frenesi que aconteceu quando do lançamento do livro “Código da Vinci”. A obra foi best-seller em vários países. O livro foi comprado por uma multidão, inclusive por mim, era discutido as rodas de amigos, universidades e igrejas. 
A impressão de se tinha era que o livro revelava a maior descoberta de todos os tempos. 
Mas, onde está o livro agora? Nas estantes empoeiradas, nos sebos, etc. 
A obra não instruía nada, apenas questionava o Evangelho e a inerrância da Bíblia. 
Pessoas fascinadas pelo conteúdo do citado livro apenas alimentaram a conta bancaria do autor e editor, e com certeza não tiveram o mesmo interesse em ler a Bíblia. 
Queridos idosos transformem os seus dias em dia de aprendizagem, não deixem que a idade crie limites ao seu crescimento principalmente valores espirituais. 
Na época do Antigo Testamento poder e riqueza simbolizava honra. 
Quando vivemos os princípios e conselhos divinos recebemos a honra como recompensa. Como declara o texto de hoje: serão honrados. 
Conselho do sábio nuca rejeites a instrução, porque “pobreza e afronta sobrevêm ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado”. Que o Senhor te abençoe.

Culto de Ação e Graças: Elizete

O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), participou do Culto de Ação de Graças em c...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS