quinta-feira, 23 de agosto de 2012

SECRETÁRIO GERAL REALIZA ATIVIDADES NO PLANALTO CENTRAL


BRASÍLIA - O Secretário Geral, Rev. Pinho Borges, encontra-se no Planalto Central para realizar atividades referente ao trabalho da Terceira Idade em Brasília, Taguatinga e Caldas Novas.




26 de agosto - Na noite do domingo(26) o Secretário Geral, ministrou a palavra no Culto Vespertino da Terceira Igreja Presbiteriana de Taguatinga-DF.




Taguatinga desenvolveu-se em função do comércio e dos empregos da população em Brasília e tornou-se um importante centro comercial do Distrito Federal. Tem uma população de 221.909 habitantes e dez Igrejas Presbiterianas.



26 de agosto - Na manhã do domingo(26) o Secretário Geral, ministrou a Oficina: Envelhecimento: Diga não aos mitos e preconceitos na Primeira Igreja Presbiteriana em Samambaia no Distrito Federal que é pastoreada pelo Rev. Carlos Júnior.

O nome da cidade satélite faz referência ao riacho que nasce ao oeste da cidade. Samambaia foi uma das primeiras cidades com planejamento urbano a serem criadas, e serviu de modelo para a criação de outras cidades.
A cidade teve início no ano de 1985, com a remoção das áreas ocupadas irregularmente, como Invasão da Boca da Mata, Asa Branca e outras. Em 1985, Samambaia passa a ser uma região administrativa do Distrito Federal com administração própria.
Samambaia possui cerca de 193.485 habitantes e possui duas igrejas e duas congregações presbiterianas.




25 de agosto -  A programação do Workshop teve início às 9 horas com um Café da Manhã servido aos presentes.

Às 10horas teve início as oficinas temáticas com os exercícios devocionais dirigidos pelo Rev. Geomário, pastor da igreja hospedeira.


Destacamos as presenças no Workshop do Rev. Sabino Dourado(1), secretário sinodal da terceira idade do Sínodo de Taguatinga, o Pb Epitácio(2), secretário presbiterial da terceira idade do Presbitério do Distrito Federal, e o Rev. Jolson Lima(3), presidente do Presbitério do Distrito Federal.





Foram ministradas as Oficina Temática: Politicas Afirmativas para a Pessoa Idosa pelo secretário geral geral  e da Oficina: A Igreja e o Direito da Pessoa Idosa pelo Rev. Sabino Dourado, foi servido o almoço.



Após o almoço o secretário geral ministrou a Oficina: O Antigo Testamento e a Longevidade finalizando as atividades do dia que contou com a participação musical do irmão Jessé Martins. 

Os participantes receberam Exemplares do Estatuto do Idoso, a Cartilha REPAPI e uma caneta de lembrança do evento. No final do evento aconteceu o coquetel de encerramento.

24 de agosto - No horário da noite o Secretário Geral, Rev Pinho Borges, ministrou a palavra no Culto de Oração da Terceira Igreja Presbiteriana de Taguatinga que é pastoreada pelo Rev. Geomário Moreira, que é o presidente em exercício do Sínodo de Taguatinga no Distrito Federal.




23 de agosto - A agenda do Sgtti teve início nesta quinta com a viagem de 1.670 km que separam Recife de Brasília. Chegando em Brasília nos deslocamos para Taguatinga onde estamos hospedado por conta da realização do Workshop: Envelhecimento Consciente que acontecerá na Terceira Igreja Presbiteriana de Taguatinga.







Violência contra idosos

PARÁ - Entre junho de 2011 a junho de 2012, mais de 500 casos de violência contra idosos foram registrados no Pará. Nesta quinta-feira (23) um homem foi preso em Belém suspeito de agredir os pais, um casal de idosos. Saiba como denunciar esse tipo de crime no Bom Dia Pará desta sexta-feira (24). O programa entrevista, ao vivo, o delegado Ives Monteiro, da Divisão de Investigação e Operações Especiais (Dioe) da Polícia Civil.
Em junho deste ano, uma sessão especial do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedpi), em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra idosos, divulgou dados deste tipo de violência no Pará.
Segundo o órgão, mais de 500 denúncias de agressões contra idosos foram registradas pelo Ministério Público do Pará. Cerca de 90% dos casos acontecem dentro de casa e em 60% deles os filhos são os principais agressores.
Como denunciar - A Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial, na rua Avertano Rocha, 417, entre as travessas São Pedro e Padre Eutíquio, no bairro da Cidade Velha. O telefone é (91) 3212-3626.
Pelo Disque Denúncia 100 ou 181, o cidadão pode fornecer dados sobre os tipos de crime e formas de violência, com total garantia do sigilo e com o anonimato do denunciante. A ligação é gratuita. 
Atendimento - está disponível 24 horas, em todos os dias da semana.

Comissão aprova aposentadoria maior para idoso dependente

BRASILIA - DFA Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (22) o Projeto de Lei 751/11 , da deputada Flávia Morais, que aumenta em 50% a aposentadoria ou pensão para o idoso que receba até um salário mínimo e tenha necessidade de ajuda cotidiana de terceiros para se cuidar.

Para a relatora da proposta, deputada Benedita da Silva, cada vez mais idosos de baixa renda precisarão de cuidados especiais e suas famílias nem sempre têm condições de arcar com essas despesas. Eles poderão usufruir desse período da existência de forma mais digna, podendo contar com o apoio necessário para garantia do seu bem estar físico e mental, disse.
De acordo com o texto, o Executivo deverá incluir, no Orçamento, os recursos necessários para o benefício. A relatora fez apenas uma mudança no projeto para que, em vez de criar uma lei, o texto faça parte do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03 ).
Tramitação - A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Extraído de: Câmara dos Deputados  



Banco multado por não fornecer assento à idoso


MINAS GERAIS - O Banco Itaú deve pagar multa aplicada pelo Procon /MG, em setembro de 2004, por falta de assentos para idoso e cadeiras de rodas para deficientes em suas agências bancárias. O Itaú recorreu da execução do Estado de Minas Gerais, distribuída na Justiça em maio de 2009, com o argumento de que o Procon não tem competência para aplicar multas aos bancos. No processo de embargos da execução, a juíza da 4ª Vara de Fazenda Pública e Autarquias, Riza Aparecida Nery, reconheceu a autoridade do órgão para multar e julgou procedente a cobrança da multa. O valor da causa na Justiça era, em 2009, de R$ 28.729,34. A decisão será publicada no Diário do Judiciário Eletrônico de amanhã, dia 23 de agosto.
O Banco Itaú argumentou que é competência somente da União legislar sobre o funcionamento do sistema bancário brasileiro e que a fiscalização das instituições é responsabilidade do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central do Brasil. Destacou ainda que a multa estaria limitada, em 2009, ao valor de pouco mais de R$ 5 mil, "sendo portanto o valor executado muito excessivo". Requereu a extinção da execução ou a redução da multa aplicada.
Por ser de 1ª Instância, essa decisão está sujeita a recurso.

Extraído de: Tribunal de Justiça de Minas Gerais  - 7 horas atrás


Culto de Ação e Graças: Elizete

O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), participou do Culto de Ação de Graças em c...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS