segunda-feira, 24 de outubro de 2011

IGREJA PRESBITERIANA DE SUCUPIRA: DIA DO IDOSO

O Secretário Geral do Trabalho da terceira Idade participou das comemorações pela passagem do Dia Idoso promovido pela SAF da Igreja Presbiteriana de Sucupira nos dias 23 e 24 de outubro.
Sucupira é um bairro do município de Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco. A igreja é pastoreada pelo Rev. Leonardo Vilela.
O Evento começou no domingo, dia 23 e se estendeu até a segunda feira, dia 24 com atividades nos horários da manhã e tarde.
No Domingo, pela manhã no horário da Escola dominical, o Sggti, ministrou em classe única na Escola Dominical a Oficina: A  necessidade de conscientização dos direitos e deveres da pessoa idosa. Após a oficina após responder algumas perguntas sobre cidadania foram distribuídos exemplares do Estatuto do Idoso.

Na segunda feira dia 24, o evento teve início às 9 horas.
Na proporção que as pessoas idosas iam chegando era coletado de dados pessoais. Em seguida mediam o Índice de Massa Corpórea-IMC, fazia o Teste de Glicose, mediam a Pressão Arterial e se dirigiam para comer um lanche a base de frutas especialmente preparado para os participantes.


O evento contou com uma equipe de profissionais da área de saúde do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), da Secretária de Saúde do Município.
A primeira oficina foi ministrada pela fisioterapeuta
Luciana Mergulhão orientou sobre os cuidados com o corpo e com prevenir e cuidar da diabete.
A segunda oficina ficou sobre a responsabilidade da psicóloga Vânia Marta que tratou de levantar a autoestima no período do envelhecimento

A terceira  oficina fez abordagem sobre os cuidados com a boca e foi ministrada pela Dra. Luiza Cadete que trabalhou a necessidade de cuidados simples, mas que são de grande valia para a higiene da boca. No encerramento da oficina foram distribuídas escovas de dente e creme dental.
A quarta oficina que tratou dos Direitos da Pessoa Idosa foi ministrada pelo Rev. Pinho Borges, Sgtti. Vale salientar que todos os participantes receberam um exemplar do Estatuto do Idoso que traz em seu bojo uma mensagem evangelista.

No horário das 12 às 14 horas houve atendimentos nas oficinas práticas.

No horário da tarde os trabalhos teve início as 14 horas com a Oficina sobre a Saúde do coração, ministrada pela agente de saúde Márcia Leite; em a Terapeuta ocupacional Simone Guimarães ministrou palestra sobre viver com qualidade.

O Sgtti ministrou a palestra Envelhecimento: Diga não aos mitos e preconceitos, seguindo da palavra da Educadora Física Adriana Landi que após sua palavra realizou uma dinâmica com o grupo.

O evento proporcionou aos presentes várias oficinas práticas
como teste de glicose e medição da pressão arterial.


Lavagem, corte e escova em cabelo e medição da massa corporéa

Momentos diversos

 A Secretaria Geral do Trabalho da Terceira Idade parabeniza a iniciativa da Igreja Presbiteriana de Sucupira em comemorar o Dia do Idoso em alto estilo. Destacamos que essa ação foi totalmente dirigida para a população residente nos bairros que circunvizinham a igreja.

Culto de Ação e Graças: Elizete

O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), participou do Culto de Ação de Graças em c...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS