quinta-feira, 6 de junho de 2013

LEI CRIA PROGRAMA DE ATENDIMENTO GERIÁTRICO

RIO DE JANEIRO(RJ) - Agora é lei: o estado passará a contar com o Programa Hospital para Idosos na Zona Oeste do município do Rio, para garantir o atendimento a pessoas com 60 anos ou mais nessa região. É o que garante a lei 6.463/13, publicada no Diário Oficial do Executivo desta quinta-feira (06/06) e de autoria da deputada Lucinha. O programa tem como objetivos a atenção integral aos idosos, a prevenção de doenças, a disseminação de informações sobre o tratamento de idosos e a redução da carência desse tipo de atendimento na Zona Oeste da cidade. 
A implantação do programa está sob responsabilidade do Governo do estado. O número de idosos vem crescendo e a população da Zona Oeste necessita muito desse tipo de atendimento, que o (hospital) Rocha Faria não consegue fazer, sobretudo por sua superlotação, aponta Lucinha.
Extraído de: Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

SEMINÁRIO APRESENTA MAPA DA VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS

BRASÍLIA(DF) - A Central Judicial do Idoso promove, na próxima quarta-feira (12/6), de 14h às 18h, o Seminário Violência Contra a Pessoa Idosa. Reflexão com a Rede de Proteção do Distrito Federal. Durante o evento, que reunirá diversas autoridades, será lançado, em forma de cartilha, o Mapa da Violência Contra a Pessoa Idosa no DF. 
O seminário será realizado por ocasião do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho.
O evento será realizado no Auditório Sepúlveda Pertence, no Fórum de Brasília. O objetivo é aprofundar a parceria com a rede de proteção de defesa da pessoa idosa no DF, formada por instituições governamentais e não governamentais com as quais a Central tem maior interação. Serão apresentadas experiências das instituições na abordagem da temática da violência contra o idoso e sua atuação na garantia e defesa dos direitos estabelecidos pelo Estatuto do Idoso (Lei nº10.741/2003).
Pioneirismo - A Central Judicial do Idoso é um projeto pioneiro do TJDFT, do Ministério Público do Distrito Federal e da Defensoria Pública do DF. Conta ainda com a cooperação técnica da Polícia Civil do DF. Atua no acolhimento aos idosos que têm seus direitos ameaçados ou violados e que necessitam de orientação na esfera da Justiça. Promove também a articulação com diversas instituições governamentais e não-governamentais, visando ações de parceria para o atendimento das demandas apresentadas pela população idosa. No âmbito do TJDFT, a Central está vinculada à 2ª Vice-Presidência.
Fonte: TJDFT/ Extraído de: Conselho Nacional de Justiça

DEZ ANOS DO ESTATUTO DO IDOSO SERÁ TEMA DE AUDIÊNCIA NESTA SEXTA-FEIRA

GOIANA(GO) - A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa, presidida pelo deputado Mauro Rubem, em parceria com o Movimento Plural Idades, realiza na sexta-feira,(07/hoje), audiência pública sobre o Estatuto do Idoso. O encontro terá início às 14 horas, no Auditório Costa Lima. 
Tema: 10 Anos de Estatuto do Idoso: O que Mudou?
A audiência visa discutir como está a aplicação do regulamento hoje e levantar questões pertinentes sobre os direitos das pessoas idosas. Várias entidades que atuam na defesa da pessoa idosa devem participar do evento. Para a presidente do Conselho de Psicologia, Luciene Campos Falcão Silveira, essa audiência pública busca avaliar como está a situação do idoso após a implantação do Estatuto. Precisamos discutir o que mudou nesses 10 anos e o que ainda é preciso ser feito, principalmente em relação às políticas públicas que envolvem as pessoas idosas, destaca.
Extraído de: Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Repapi Feliz Idade em Ação

Repapi Feliz Idade promove evento para idosos na Igreja Presbiteriana de Vila Industrial. No dia 22 de março de 2025, a Repapi Feliz Idade d...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS