quinta-feira, 6 de junho de 2013

LEI CRIA PROGRAMA DE ATENDIMENTO GERIÁTRICO

RIO DE JANEIRO(RJ) - Agora é lei: o estado passará a contar com o Programa Hospital para Idosos na Zona Oeste do município do Rio, para garantir o atendimento a pessoas com 60 anos ou mais nessa região. É o que garante a lei 6.463/13, publicada no Diário Oficial do Executivo desta quinta-feira (06/06) e de autoria da deputada Lucinha. O programa tem como objetivos a atenção integral aos idosos, a prevenção de doenças, a disseminação de informações sobre o tratamento de idosos e a redução da carência desse tipo de atendimento na Zona Oeste da cidade. 
A implantação do programa está sob responsabilidade do Governo do estado. O número de idosos vem crescendo e a população da Zona Oeste necessita muito desse tipo de atendimento, que o (hospital) Rocha Faria não consegue fazer, sobretudo por sua superlotação, aponta Lucinha.
Extraído de: Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

SEMINÁRIO APRESENTA MAPA DA VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS

BRASÍLIA(DF) - A Central Judicial do Idoso promove, na próxima quarta-feira (12/6), de 14h às 18h, o Seminário Violência Contra a Pessoa Idosa. Reflexão com a Rede de Proteção do Distrito Federal. Durante o evento, que reunirá diversas autoridades, será lançado, em forma de cartilha, o Mapa da Violência Contra a Pessoa Idosa no DF. 
O seminário será realizado por ocasião do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho.
O evento será realizado no Auditório Sepúlveda Pertence, no Fórum de Brasília. O objetivo é aprofundar a parceria com a rede de proteção de defesa da pessoa idosa no DF, formada por instituições governamentais e não governamentais com as quais a Central tem maior interação. Serão apresentadas experiências das instituições na abordagem da temática da violência contra o idoso e sua atuação na garantia e defesa dos direitos estabelecidos pelo Estatuto do Idoso (Lei nº10.741/2003).
Pioneirismo - A Central Judicial do Idoso é um projeto pioneiro do TJDFT, do Ministério Público do Distrito Federal e da Defensoria Pública do DF. Conta ainda com a cooperação técnica da Polícia Civil do DF. Atua no acolhimento aos idosos que têm seus direitos ameaçados ou violados e que necessitam de orientação na esfera da Justiça. Promove também a articulação com diversas instituições governamentais e não-governamentais, visando ações de parceria para o atendimento das demandas apresentadas pela população idosa. No âmbito do TJDFT, a Central está vinculada à 2ª Vice-Presidência.
Fonte: TJDFT/ Extraído de: Conselho Nacional de Justiça

DEZ ANOS DO ESTATUTO DO IDOSO SERÁ TEMA DE AUDIÊNCIA NESTA SEXTA-FEIRA

GOIANA(GO) - A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa, presidida pelo deputado Mauro Rubem, em parceria com o Movimento Plural Idades, realiza na sexta-feira,(07/hoje), audiência pública sobre o Estatuto do Idoso. O encontro terá início às 14 horas, no Auditório Costa Lima. 
Tema: 10 Anos de Estatuto do Idoso: O que Mudou?
A audiência visa discutir como está a aplicação do regulamento hoje e levantar questões pertinentes sobre os direitos das pessoas idosas. Várias entidades que atuam na defesa da pessoa idosa devem participar do evento. Para a presidente do Conselho de Psicologia, Luciene Campos Falcão Silveira, essa audiência pública busca avaliar como está a situação do idoso após a implantação do Estatuto. Precisamos discutir o que mudou nesses 10 anos e o que ainda é preciso ser feito, principalmente em relação às políticas públicas que envolvem as pessoas idosas, destaca.
Extraído de: Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Culto de Ação e Graças: Elizete

O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), participou do Culto de Ação de Graças em c...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS