quinta-feira, 4 de novembro de 2021

O barro e o oleiro

O BARRO E O OLEIRO

 

Isaías 64.8 lemos: "Mas agora, ó Senhor, tu és o nosso Pai; nós somos o barro, e tu o nosso oleiro; e todos nós obra das tuas mãos".

 

Na definição de Isaías, somos barro nas mãos do Senhor. Vejamos algumas lições extraídas dessa bela metáfora:

Em si mesmo, o Barro Não Tem Valor. Ele não é objeto de disputas. Não conhecemos narrativas de guerras entre as nações por causa do barro. Por causa do petróleo, do ouro, sim. Mas barro? desconheço.

Nas sabemos que o Evangelho tem sofrido por conta de nossas vaidades.

Por exemplo. Vez por outra achamos que somos muita coisa, mas lembre-se que "Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor. Porque não é aprovado aquele que se recomenda a si mesmo" (2Co 10.17,18).

Algum já disse: "Deus a todos fez do pó da terra; mas alguns pensam que foram feitos de porcelana".  

Calma, queridos, devagar com o andor: Você é de barro!

 

O Barro É Frágil. Diferente do ferro ou do bronze, o barro se espatifa à-toa. Lembra a facilidade como nossos projetos desmoronam. Basta uma pequena pressão da vida para que os nossos sonhos se despedacem como a botija de Jeremias (Jr.19.10).

O barro não tem querer.  Isaías questiona: "porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes?" (Is 45.9).

Não tem sentido o oleiro ser consultando o barro sobre a forma que este deveria receber.

Deus ensina uma poderosa e inesquecível lição a Jeremias, ordenando-lhe que vá à oficina do oleiro e observe bem o seu modo de trabalhar.

E Jeremias viu quando o vaso se estragou na mão do oleiro, e ele tornou a fazer dele outro vaso, conforme pareceu bem ao modelo que escolhera (Jr 18.4).

Lembre bem essa frase "conforme pareceu bem ao modelo que escolhera. Isto é a forma do vaso é do oleiro, ao barro só resta a opção de se render à vontade soberana do artista que o manipula.

Na mão do oleiro o barro é a matéria prima., assim fez Deus no Gênesis. É o artista quem com suas mãos resgata o barro da mediocridade, tornando uma arte.

Paulo diz: "Temos, porém este tesouro em vasos de barro, para
que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte
" (2.Co 5.7).

Queridos.

Deixe as mãos do artista perfeito transformar sua vida numa obra de arte valiosa.

Cante com o poeta: "Eu quero ser,  Senhor amado, / Como vaso nas mãos do oleiro. / Quebra minha vida / E faze-a de novo. / Eu quero ser, eu quero ser / Um vaso novo".

Que Deus te abençoe.


Repapi Feliz Idade em Ação

Repapi Feliz Idade promove evento para idosos na Igreja Presbiteriana de Vila Industrial. No dia 22 de março de 2025, a Repapi Feliz Idade d...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS