domingo, 7 de agosto de 2011

WORKSHOP EM MAIRI

INFLUÊNCIA PRESBITERIANA NA  REGIÃO

A porta de entrada a cidade de Mairi-Bahia somos recebido com um SEJAM BEM VINDOS A MAIRI. Pela Av. Reverendo Josias Freitas Nunes, pastor presbiteriano que desenvolveu seu ministério na região e a cidade em reconhecimento, o homenageou colocando o seu nome na uma rodovia que contorna a cidade.


TEMPLO DA IGREJA PRESBITERIANA


Pastoreada pelo Rev. Hermilton Gonçalves de Barros.



O nome da cidade Mairi vem do tupi MAIR.
É um município baiano localizado no centro norte do estado da Bahia, Com uma população residente de 19.734 habitantes e uma população idosa de 2.806, dos quais 08 têm mais de 100 anos.
O município de Mairi possui uma extensão territorial de 494 Km² distante 284 km de Salavador pelas coordenadas geograficas e está a 44o metros acima do nivel do mar.
Nos recursos naturais se destaca pelo clima seco a subúmido e semi-arido com temperatura media anual de 23, 6º C; sendo a máxima de 29,0º C e a minima de 19,7º C.
 A vegetação é de caatinga-floresta estacional e tem o relevo do Patamar do Médio Rio Paraguaçu, localizado na bacia hidrografica do Jacuípe onde os principais rios são o Cairú e o Jacuípe. Foi nesta região que aconteceu o WORKSHOP no período de 5 a 7 de agosto de 2011.

ABERTURA: 05.08.2011 
OFICINA: CONSTRUINDO A REPAPI




Nossa chegada aconteceu na tarde da sexta feira e às 19h teve início os trabalhos no Templo da Igreja Presbiteriana de Mairi. A palestra magna foi a Oficina: Construindo a Rede Presbiteriana de Apoio à Pessoa Idosa (REPAPI). Tivemos um momento devocional e em seguida a palestra com encerramento às 21h.

SÁBADO - 06.08.2011
OFICINA : A IGREJA E O DIREITO DA PESSOA IDOSA 


Na manhã do sábado os trabalhos teve início às 9h, com a apresentação da Oficina: A Igreja e os direitos da Pessoa Idosa, apresentada pelo Rev. Pinho Borges, Secretário Geral da Terceira Idade da IPB.


PARTICIPANTES
Igrejas participantes: Igreja Presbiteriana de Mairi, Cong. Presbiteriana de Várzea da Rocha, Cong. Presbiteriana de Angico, Cong. Presbiteriana do Coqueiro, Presbiteriana de Miguel Calmon, Presbiteriana de Pirituba, Primeira Igreja Batista, Igreja Batista Central, Assembleia de Deus, e representantes sociais: Sec. Ação Social de Mairi e Conselho Tutelar. No total foram 89 inscrições.


INSCRIÇÃO
Inscrições: 89 pessoas se inscreveram para o Workshop nas mais variadas faixas etárias.
27% dos participantes na faixa etária entre 20/39 anos;
36% dos participantes na faixa etária entre 40/59 anos;
31% dos participantes na faixa etária entre 60/79 anos e
6% dos participantes na faixa etária entre 80/+ anos.
Vale salientar que todos participaram de todas as oficinas até o término do evento no domingo pela manhã. 


 
CORAL DE IDOSOS


A Igreja Presbiteriana de Mairi é a única na região que desenvolve trabalho com idosos, promove caminhadas e outras atividades voltadas para as pessoas idosas. Tem um Coral de idoso que você pode ouvir aqui e agora.

ALMOÇO
Às 12 horas as atividades foram suspensas para o almoço. A Igreja cobrou um valor simbólico de 2,50 (dois reis e cinquenta centavos) para as despesas de almoço, lanches. O cardápio foi preperado por uma nutricionista. Foram formadas duas ilhas de alimentação para que os idosos não demorassem na fila e conscientemente  os pré-idosos só foram às filas após os idosos serem servidos e bem servidos.


DINÂMICA
As 14h os trabalhos se reiniciam com um momento de alongamento comandando pelo rev. Hermilton.

OFICINA: NECESSIDADE DO CUIDADOR
Após os exercícios de alongamento  teve início a Oficina: A Necessidade do Cuidador, ministrada por Nildenor Almeida que é enfermeiro e membro da Igreja Presbiteriana de Pirituba na Bahia.

MOMENTO DE LANCHE


Após a Oficina: Necessidade do Cuidador houve um intervalo para o lanche juntamente com a participação da área de saúde que fez teste de glicose, medição da massa corporal e auferiu a pressão.
TESTE DE GLICOSE


MEDIÇÃO DE PRESSÃO
 


OFICINA: EXPERIÊNCIAS EXITOSAS
A última oficina do sábado foi: Experiência Exitosa.
Apresentação de documentário sobre as ações da Igreja Presbiteriana de Mairi com relação ao trabalho desenvolvido com as pessoas idosas.

AGRADECIMENTOS
O Rev. Hermilton agradece a todos a participação e faz entrega de um kit composto de exemplares do Estatuto do Idoso, Cartilha Envelhecimento Consciente, CD-Legislação para a Sra. Normeide Cedraz (Sec. de Ação Social de Mairi) e Lucilene (representante do Conselho Tutelar) e registra a presença da Sra. Marlene (representante do CRAS).

ENTREGA DE CERTIFICADOS

A entrega dos Certificados de Participação ficou a cargo do Secretário Geral que juntamente com o certificado entregou um exemplar do Estatuto do Idoso a cada participante. A liderança recebeu o Kit completo: Estatuto do Idoso, Cartilha Envelhecimento Consciente e o CD-Legislação.


COORDENAÇÃO E EQUIPE


O Rev. Hermilton organizou uma equipe, como podemos observar na foto acima, que desenvolveu uma exelente logistica para o evento e como resultado tudo aconteceu como programado. 

CULTO DE ENCERRAMENTO


O Culto de Encerramento do Workshop aconteceu no domingo pela manhã. No exercício devocional o Rev. Pinho Borges, ministrou a Ceia do Senhor, e no horário reservado para a Escola Dominical foi ministrada em classe única a Oficina: Abaixo o Preconceito.
CULTO VESPERTINO


Na noite do domingo o Sgtti, foi o mensageiro do Culto Vespertino, encerrando a visita da Secretaria Geral do Trabalho da Terceira Idade em Mairi.

ESTRÉIA DO NOSSO MASCOTE




O nosso mascote é o IDOSO FELIZ. Uma criação de Francleide Borges Rios Reis, membro da Igreja Presbiteriana de Mairi que numa gentileza toda especial doou a arte para uso da Secretária Geral da Terceira Idade.
A iconografia representa a letra I de IDOSO onde o traço vertical representa o corpo da letra, onde está estampada a logomarca da SGTTI; o ponto  representa a cabeça da pessoa idosa feliz. O mascote apareceu em público pela primeira vez em 06 de agosto de 2011, por ocasião do Workshop estampando camiseta e certificado do evento.

Culto de Ação e Graças: Elizete

O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), participou do Culto de Ação de Graças em c...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS