sexta-feira, 22 de julho de 2022

2022 07 22 Retomada de Meribá

Retomada de Meribá. Josué 1:1-18

Introdução - Hoje é muito comum se falar em motivação. Até que ponto estamos motivados em nossa vida doméstica, no trabalho, espiritualmente? Será que nos falta animo ou esforço?

Moisés desenvolvera um grande esforço para retirar e guiar o povo de Deus no deserto. No Egito o povo viu a morte dos primogênitos, viu água transformar-se em sangue, mas parece que tinham perdido o animo e o esforço para continuar servindo o Senhor. Nesta caminhada para a terra prometida, quatro fatos marcaram o povo, no sentido de esforçar-se para chegar ao seu novo lar, sua nova terra.

1 - O testemunho das pedras - Josué manda separar 12 pedras, que no futuro darão testemunho que o povo de Deus passou no rio Jordão a pé enxuto. As pedras é o memorial deste acontecimento. LC.19;40 (Se estes se calarem as próprias pedras clamarão). As doze pedras representam os 12 apóstolos, um monumento de fé, mas mesmos que não falassem de Jesus as pedras falarão.

2 - Falta do Maná (Js.5:12) - Cessou o maná que Deus mandará durante os anos da caminhada no deserto quando o povo entrou no deserto de Sin. O maná acabou para os israelitas e foi guardado para nós, pois Cristo é o nosso maná espiritual. Durante a nossa caminhada no deserto da vida em direção da cidade santa a Nova Jerusalém Deus estará sempre nos nutrindo do maná celeste até o dia que estaremos face a face com Deus. (Jo.6:31).

3 - Tomada de Jericó - A cidade era fortificada com muros altos e importante por sua riqueza e desta forma bloqueava a entrada do povo de Deus na terra prometida. A narrativa bíblica diz que ao soar das trombetas o muro cai permitindo a passagem do povo. Quando na nossa vida o muro cai o esforço para servir a Cristo assume prioridade em nós. Ouve-se a voz do Senhor dizendo “Ide”.

4 - Tomada de Ai -Js.8:1 - O orientação era destruir Ai e não trazer nada, só que Acã achou de desobedecer. Na luta Josué perde 3000 homens e procura saber o motivo. O povo estava contaminado. Só quando foram purificados voltou a ser vitorioso. O mesmo acontece conosco.

Conclusão - Os fatos históricos dão o testemunho das pedras, a falta de maná, a tomada de Jericó e Ai produziram no povo esforço sobre natural para chegar a terra prometida. Como está o nosso esforço para o serviço cristão. Será que as nossas pedras estão mudas? Que não temos mais o maná? A muralha está cada vez mais alta? Ou estamos imitando a Acã? Devemos refletir mais sobre o nosso esforço e animo no trabalho do Senhor.


CE-SC/IPB-2024: Aprova Contas da SNPI e outras

CE-SC/IPB-2024: Aprova Contas da SNPI e outras : SUBCOMISSÃO II – Finanças II – CE-SC/IPB-2024 – DOC.LXIII – Quanto aos documentos 198, 199,...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS