terça-feira, 25 de outubro de 2022

Dores de parto


Dores de parto - É bom ser sempre zeloso pelo bem e não apenas quando estou com vocês, meus filhos, por quem, de novo, estou sofrendo as dores de parto, até que Cristo seja formado em vocês. Bem que eu gostaria de estar agora aí com vocês e falar em outro tom de voz, porque estou perplexo com vocês. (GL 4.18-20)

Queridos. No versículo18, Paulo fala que é agradável receber demonstrações amizade em qualquer circunstância, e não somente de forma presencial. Aqui podemos observar três significados de quem estar exercitando tal zelo: Judaizantes, Paulo, ou os Gálatas.

 (1) Se os judaizantes. Neste caso Paulo está dizendo que ele não inveja o zelo que os Judaizantes estão mostrando pelos Gálatas; não invejaria se zelo for uma causa boa. Pois ele já tinha mostrado zelo semelhante quando estava entre eles.

(2) Se Paulo. O verso significa, "que só é bom ser zelado por uma boa causa. Como da relação dele com os gálatas no passado e no presente.

(3) Sendo o zelo do Gálatas, se tornou em uma intensa perseguição das coisas certa como era quando ele estava com eles. 

No versículo 19. Paulo diz que sofre “as dores do parto” até ver Cristo se formado em vós. Neste verso Paulo, toca no ponto principal do verso e refere-se às ações e motivos do legalizantes. A atitude dele para com os Gálatas eram diferentes das atitudes dos gálatas para com ele. Pois ele não tinha vindo a eles para tirar partido pessoal deles, como fizeram os falsos mestres.

Ele veio para Galícia com o propósito de ajudá-los, e queria se certificar que eles haviam nascido de novo. Paulo chama os Gálatas de queridas crianças. E fala de dores de parto, se colocando como uma mãe que passou pelas dores de parto na hora da conversão deles para Cristo.

No verso 20. Bem que eu gostaria de estar agora aí com vocês e falar em outro tom de voz, porque estou perplexo com vocês. Não sabemos por que Paulo estava impossibilitado visitar novamente a Galácia, mas se ele pudesse (ele diz), e mudaria o tom voz. Isto não significa que ele mudaria o ensino, mas a aproximação dele seria diferente.

Ele poderia fazer perguntas. Ele poderia descobrir por que eles estavam no processo de perda de liberdade, rumando para escravidão.


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