domingo, 9 de outubro de 2022

Cuidado com a virilidade.


CUIDADO COM A VIRILIDADE – Todos precisam saber que a perda do vigor sexual não é fruto do envelhecimento.

Segundo os “entendidos de plantão” o declínio sexual acontece pelo desuso e não o desuso pelo declínio. Será?

A Bíblia narra casos de pessoas idosas que por conta da longevidade não tinham mais condições de praticarem ações sexuais. O caso com mais destaque é o do rei Davi que está relatado no livro de Reis[1]: “Ele era idoso, e de idade avançada; e que sofria de frio a noite, pois as roupas não o agasalhavam então conseguiram uma jovem e linda donzela, que dormia no seu seio, e ele não a conheceu porque não tinha mais vigor sexual”; época bem diferente do “Caso Betsabá” quando Davi ficou impressionado com a sua beleza e ao vê-la banhar-se, a seduziu.

Outros exemplos da cessação da libido por conta da idade são os casos de Abraão e Sara, quando Deus anunciou a geração de um filho o casal não acreditou, pois “Eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres[2], o mesmo acontece com Zacarias e Isabel, pais de João Batista.

Mas a Bíblia registra casos de pessoas idosas em plena atividade sexual. Adão aos 130 anos gerou um filho; Sete aos 105 e gerou a Enos; Enos aos 90 anos gerou a Cainã; Cainã aos 70 anos e gerou a Maalalel. Sabemos que a força sexual não termina de forma brusca como uma tromba d’água, mas que vai diminuído com o passar dos anos e como a chuva serôdia trás esperança ao final da estação.

Pensar que a pessoa idosa não prática sexo é um mito social entre tantos construídos sobre o envelhecer.

O Ministério da Saúde do Brasil tem registrado aumento do índice das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) entre as pessoas idosas, principalmente viúvos e separados, por conta do não uso de preservativos. Doenças estas que quando se manifestam colocam a pessoa em uma situação discriminatória, inclusive dentro da própria família, mas a discriminação maior está com relação a idade o que seria o limiar da vida se transforma em desespero para muitos.

Dentre tantos preconceitos que permeiam o envelhecer o que mais provoca a negação do envelhecimento pelo homem é a impotência sexual.  Conta-se que em um bate papo bem-humorado entre dois idosos quase centenários uma pergunta para o outro: “Se você tivesse que optar entre cortar a perna ou o falo por qual você optaria?”. A resposta foi imediata: “A perna”. É uma piada, mas que reflete a rejeição do processo de envelhecimento.

(Extraído do livro: Envelhecimento. O que todos precisam saber. Autoria: Pinho Borges)

Nenhum comentário:

União e Celebração na REPAPI Nossa Primavera.

União e Celebração na REPAPI Nossa Primavera. : União e Celebração: REPAPI Nossa Primavera da IPB Sucupira, fortalece laços em encontro fam...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS