quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

A reforma de Esdras


A reforma de Esdras

Esdras 7,6-10.

Queridos. Cinquenta e oito anos se passam em silêncio entre Esdras 6 a 7. Pouco se sabe acerca dos acontecimentos em Jerusalém a partir da consagração do templo (515 aC) até o retorno de Esdras (457 aC) no sétimo ano de Artaxerxes, na Pérsia. Os Judeus nos anos que se seguiram ao término da construção do Templo, se encontravam desestruturados.

A religião era sincrética, em oposição à lei deuteronômica. Eles misturaram o Javismo heterodoxo ao sincretismo aramaico.  Mesmo assim alimentavam o desejo de uma reforma religiosa que veio acontecer a partir de Neemias, mas foi Esdras quem reorganizou a vida espiritual do povo.

A reforma aconteceu quando:.

 A Lei do Senhor foi restaurada. (Vs. 10) -   No exílio Israel ficou desestruturado, perderam a nacionalidade e as instituições desapareceram. Com o Estado destruído o culto oficial terminou, e Israel era apenas um aglomerado de judeus de nascimento. A religião estava perdida porque, a sua salvação contava da manutenção da obediência à lei de Deus, e como o povo estava afastado da lei, a salvação da nação agora se tornara um sonho. Havia uma necessidade de busca da lei, para que acontecesse a reforma tão esperada pelos judeus. A primeira coisa que Esdras faz ao chegar a Jerusalém foi recitar a lei diante do povo, para que o povo tomasse consciência de que precisavam buscá-la, de que precisavam retornar à mesma. O povo ficou tão comovido que desatou a chorar. Só com dificuldade é que Esdras, lembrando a alegria daquele dia, conseguiu contê-los. Só que chorar não era o bastante, nem tampouco se comover, era necessário buscar a lei para que acontecesse a reforma que tanto esperavam.

Houve obediência a Lei do Senhor. (V. 10b) -  A conclusão do templo havia dado aos judeus um lugar da reunião, e ao mesmo tempo, o STATUS de uma comunidade de culto. Os líderes religiosos consideravam orgulhosamente que o Judaísmo da época era o verdadeiro remanescente de Israel o que não era verdade. Os sacerdotes ofereciam animais doentes e feridos a Deus (Ml.1:6-14). O povo trabalhava no dia do descanso (Ne. 13;15-22). Os dízimos cessaram forçando os levitas a buscarem outros meios de sustento. (Ne. 13:10). E se generalizou a ideia de que o culto não tinha nenhuma utilidade (Ml.2;17).

O povo chegou à ruína da moralidade desintegrando a família; quase não havia diferença entre os judeus e os pagãos que se casavam entre si. Esdras tinha como missão cumprir e fazer cumprir a lei do Deus de Israel. Isto não significava que Esdras pudesse forçar todo o povo de Israel a cumprir a sua lei por isso sugeriu uma aliança os judeus se separassem das esposas não judias, cumprindo assim a promessa de cumprir a lei.   

Os ensinos do Senhor foram colocados em prática. Conforme o livro de Neemias, Esdras tinha como finalidade principal ensinar a lei aos judeus para a restauração da aliança com Deus. Ele chega em Jerusalém na Festa dos Tabernáculos. E em praça pública, ler a lei desde o romper da aurora até ao meio-dia. Esdras estava disposto a ensinar a lei, mas o povo também estava disposto a ouvir a lei do Senhor. A palavra foi ensinada a homens, mulheres e crianças. Interessante que a mulher era colocada de lado na tradição judaica, mas agora estava ouvindo a lei juntamente com os homens.

Observamos que o ensino produziu adoração, arrependimento e obediência ao Senhor. Irmãos, vivemos numa época em que a palavra de Deus anda esquecida, onde a teologia bíblica tem sido desprezada, onde os teólogos da teologia humanista, têm conduzido a muitos para uma nova babilônia.

           

 

                                              


Nenhum comentário:

Encontrando Deus através de Jesus

Encontrando Deus através de Jesus,  Queridos. A pergunta que ressoa em nossos corações hoje é profunda e essencial: "Como é que podem...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS