quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Cuidado com a miséria


CUIDADO COM A MISÉRIA - Todos precisam saber que a miséria não faz parte do envelhecimento.

Envelhecer não é doença é consequência do pecado na vida do homem desde o Jardim do Éden. Davi expressando seu sentimento de culpa diante de Deus escreveu: “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia[1].

Como todas as outras desgraças que se abatem sobre a humanidade, a miséria não surgiu por acaso e nem estava nos planos de Deus que a coroa de Sua criação experimentasse privações e necessidades materiais, isto acontece por conta da má distribuição das riquezas e uma divisão social injusta.

Diariamente milhões e milhões de pessoas de todas as idades são vítimas da miséria de si mesma. O salmista Davi escreveu: “Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão[2].

Duas palavras aqui servem de destaque no contexto do envelhecimento. A primeira é desamparo. Uma sociedade que é justa não desampara seus partícipes, infelizmente não podemos dizer que a sociedade brasileira é justa, pois o número de pessoas idosas que estão vivendo em total abandono nos dias de hoje é grande. A segunda é mendigar. 

A quantidade de idosos pedintes tem aumentado de forma considerável apesar da vigência do Estatuto do Idoso desde 2004. Onde estão as Casa-lar, as ILPIs públicas para proteger e abrigar os menos favorecidos? A falta de políticas públicas para o envelhecimento é a promotora da miserabilidade que se encontra muitos idosos no Brasil. 

O Estado não reconhece com dignidade aqueles que com suor, sangue e lágrimas construíram o país. Desamparo e mendicância são violências cidadã presente na vida de muitos brasileiros, principalmente no envelhecimento.

(Extraído do livro: Envelhecimento. O que todos precisam saber. Autoria: Pinho Borges)



[1] Salmo. 32,3.

[2] Salmo. 37,25


Nenhum comentário:

União e Celebração na REPAPI Nossa Primavera.

União e Celebração na REPAPI Nossa Primavera. : União e Celebração: REPAPI Nossa Primavera da IPB Sucupira, fortalece laços em encontro fam...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS