quarta-feira, 18 de maio de 2011

OLHANDO O IDOSO COM O OLHAR DE DEUS – PARTE 1

A violência generalizada gera os maus-tratos que não poupam nem os idosos principalmente nos dias de hoje. Paulo na revelação do Espirito Santo ao escrever a Segunda Carta a Timóteo revela: “nos últimos dias as pessoas seriam amantes de si mesmas, e sem afeição natural”.  Afeição natural inclui o amor familiar que está muito em falta em nossos dias. Deus preza e ama muito as pessoas idosas e se preocupa com elas; a Bíblia é prova desse amor e preocupação de Deus.
No Salmo 68,5 Deus é chamado de Juiz de Viúvas que no geral são pessoas idosas; sabemos que há viúvas jovens e Deus também se preocupa com elas (Lv. 22,13).
Em outras versões da Bíblia a palavra “juiz” é traduzida por “defensor”, “protetor” e “guardião”. No livro do Êxodo verificamos que Deus fica irado quando alguém maltrata as  viúvas (pessoas idosas). (Êx. 22,22-24).
As viúvas, assim como todos os idosos fiéis recebem de Deus um olhar diferenciado; são pessoas estimadas por Deus.
O texto de Provérbios 16,31 revela a expressão de Deus e de seu povo quando diz: “As cãs são uma coroa de beleza quando se acham no caminho da justiça.”
Não é de surpreender que o respeito pelas pessoas idosas fosse parte fundamental da Lei que Deus deu a Israel.
Os israelitas receberam a seguinte ordem: “Deves levantar-te diante do cabelo grisalho e tens de mostrar consideração para com a pessoa dum homem idoso, e tens de ter temor de teu Deus. Eu sou Deus.” (Lv. 19,32).
Em Israel, o tratamento que a pessoa demonstrava para com os idosos afetava sua própria relação com Deus; quem maltratasse uma pessoa idosa não podia dizer que amava a Deus.
Embora o cristão não esteja subordinado à Lei de Moisés, mas a lei do Cristo, que transforma a conduta, a prática cristã não exclui o amor e a preocupação pelas pessoas idosas. Amar nossos idosos é um dever de todos nós; amar não apenas porque temos o dever de fazer isso, mas porque somos motivados em nosso coração pelo Espirito Santos.

Rev. Pinho Borges
Lembre-se:
Em termos de longevidade só existe dois grupos de pessoas o idoso e o pré-idoso.

Nenhum comentário:

CONSUMO DE REMÉDIOS PSIQUIÁTRICOS NÃO AFASTAM, POR SI SÓ, CULPA DE HOMEM QUE AGREDIU IDOSO, DECIDE TRIBUNAL

Publicado por Superior Tribunal Militar O Superior Tribunal Militar (STM) manteve, por unanimidade, a condenação de um sargento da Mari...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS