sexta-feira, 23 de março de 2012

COMO ENVELHECER SEM SE TORNAR VELHO!


BRASIL, CAMINHANDO PARA SER UM PAÍS DA TERCEIRA IDADE

COMO ENVELHECER SEM SE TORNAR VELHO! 

Abraão já era velho, de idade bem avançada, e o Senhor em tudo o abençoara. Gênesis 24.1 NVI

Queridos internautas,

É fato inconteste que nosso país caminha para os próximos vinte anos a se tornar um país de maioria de cidadãos idosos (veja os dados do último censo
<http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/04/percentual-de-idosos-na-populacao-segue-em-crescimento-diz-censo.html>, in 22/03/12). Já fomos um país jovem, hoje somos um país com equilíbrio de jovens, adultos e idosos, e dentre de pouco tempo (se essa linha da expectativa de vida permanecer em ascendência) seremos como muitos países da Europa e da América do Norte, um país de idosos.
Isso é bênção! Porque Deus está abençoando nosso povo com longevidade, o brasileiro esta vivendo mais.
O que precisamos saber é se estamos ou vamos viver melhor. Será?
O que podemos fazer como sociedade organizada, igreja do Senhor, e cidadãos de bem para o planejamento do nosso futuro? Afinal, a minha geração, a dos 40, em vinte anos, se Deus permitir vivermos, seremos a geração dos 60. E a geração dos 60 alcançará a geração dos 80, e assim por diante.
É possível envelhecer sem ficar velho? Ter um coração e uma mente jovem?
É possível se tornar idoso com qualidade de vida e alegria no coração? Ter um corpo saudável e manter o bom humor que dá tempero agradável a vida?
Pensando nestes temas, a Igreja Presbiteriana do Brasil, através de sua Secretaria Geral do Trabalho da Terceira Idade, sob a liderança competente do Rev. Reginaldo José de Pinho Borges, vêm desenvolvendo vários Workshops em diversas regiões do Brasil levando palestras, oficinas, debates e informações, não somente aos idosos de nossas igrejas, mas a juventude e adultos, visto que estes precisam também compreender a "Teologia do Idoso", a dinâmica psicossocial que envolve estes, e se prepararem também, despindo-se dos mitos do envelhecimento para o planejamento de uma vida abundante e plena em Cristo Jesus.
Nos dias 13 e 14 de Abril de 2012 (sábado e domingo), o Presbitério Belo Horizonte (PBHZ), através de sua Secretaria de Causa da Terceira Idade, em conjunto com Secretaria Geral do Trabalho da Terceira Idade do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, dentro das várias atividades ligadas as comemorações do Centenário da Primeira Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, receberá esse Workshop que será aberto a todas as igrejas de nossa cidade, presbiterianos e demais irmãos da família evangélica cristã.
Abaixo estou transcrevendo um modelo de projeto simples, mas eficaz, para criação de grupos de apoio a Terceira Idade, que podem ser criados em igrejas, presbitérios, associações, etc. Extraí este modelo do Blog do Trabalho da Terceira Idade da IPB, de autoria do Rev. Reginaldo Borges. 
http://idosonewsipb.blogspot.com.br/p/cartilha-envelhecimento-consciente.html .

Nenhum comentário:

REFLEXÃO - O PRAZER DE OBEDECER

Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios. [...] Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na Sua lei medita de dia...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS