segunda-feira, 6 de maio de 2013

PRECISAMOS DE MAIS GERIATRAS

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Brasil tem, hoje, 190.732.694 habitantes. E, 10,78% da população estão acima de 60 anos, ou seja, aproximadamente 21 milhões de idosos. 
Enquanto cresce o número de idosos no Brasil, o número de geriatras parece que segue diminui. 
Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria há no Brasil apenas um geriatra para cada cinco mil idosos provocando uma defasagem de aproximadamente cinco mil médicos geriatras. O correto era ter um geriatra para cada mil idosos. 
No Brasil tem 922 médicos especializados em geriatria para uma população idosa de 21 milhões de pessoas. Considerando que cinco milhões de idosos têm problemas de doença e precisam de um geriatra. O diagnóstico é que são raros os idosos que tem a assistência de um geriatra. 
Onde estão os geriatras?  São Paulo, tem 410 profissionais. Rio de Janeiro, tem 78 profissionais. Pernambuco, tem 11 profissionais. Paraíba tem 6 profissionais. Maranhão tem 6 profissionais. Amapá, Amazonas e Tocantins têm apenas um geriatra cada. 
No Brasil há 21 cursos de pós-graduação na área. A falta de Geriatra tem levado os idosos a procurarem outras especializações para tratar o problema de doença como clínico geral, ao cardiologista ou ao ginecologista. 
Vale salientar que estes números podem ser outro hoje, pois os dados são do censo IBGE/2010.

Nenhum comentário:

Repapi Tejipió em ação

Repapi Tejipió em ação : A Repapi Tejipió promoveu Encontro de Confraternização e Reflexão sobre Saúde e Bem-Estar dos Idosos, sob a coorden...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS