quarta-feira, 6 de julho de 2022

Tríplice forma de doar

TRÍPLICE FORMA DE DOAR.

Queridos. Doar é transmitir gratuitamente a posse de alguma coisa para alguém. 

Encontramos três formas distintas de doação na Bíblia, cada uma produzindo uma consequência:

1) - A ENTREGA DOS DÍZIMOS É UMA FORMA DE DEVOLUÇÃO A DEUS - Dízimo é a décima parte do que ganhamos. Essa parte do nosso salário pertence a Deus. O dízimo é claramente ordenado na Lei e inclui todas as posses e produtos da terra (Lv.27:30,32). A entrega do dízimo e anterior à Lei. Abraão viveu na graça, 430 anos antes da instituição da Lei, mas entregou o dízimo a Melquisedeque, rei de Jerusalém e sacerdote do Altíssimo (Gn. 14:18-20). Jacó segue a mesma prática (Gn. 28:22

No Novo Testamento não há muitas referências sobre o dízimo. Era uma prática comum e inquestionável. Jesus, porém, a respaldou, quando disse: "Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na Lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas"(Mt. 23:23). Está claro que Jesus ordena a prática do dízimo, advertindo, porém, que ela deve ser seguida da justiça, misericórdia e fé.

2) - OFERTAS ALÇADAS SÃO UMA FORMA DE DOAÇÃO -(2 Co. 9:6-11) - Paulo fala aqui de ofertas extra dízimo para o suprimento das necessidades do Reino. Quando damos ofertas estamos plantando sementes e estaremos destinados a colher porque entramos no princípio da semeadura e ceifa. Quem planta, colhe. Quem planta colhe mais do que plantou, se a semente e a terra são boas.

3) - DOAR AO POBRE É UMA FORMA DE INVESTIMENTO - "Quem se compadece do pobre empresta ao Senhor, que lhe retribuirá o benefício"(Pv.19:17). Deus sempre nos ultrapassa em tudo. Haverá divina recompensa para o que investe no pobre. "Bem-aventurado o que considera o pobre; o Senhor o livrará no dia do mal"(Sl.41:1). O suprimento das nossas necessidades materiais obedece também a princípios estabelecidos por Deus. A prosperidade é uma consequência de seguir-se um caminho traçado por Deus e não é medida pela quantidade de dinheiro no Banco ou posses materiais.

Queridos. Prosperidade é a habilidade de Ter o que é necessário para cumprir a vontade de Deus em sua vida. Amém.


Nenhum comentário:

Encontrando Deus através de Jesus

Encontrando Deus através de Jesus,  Queridos. A pergunta que ressoa em nossos corações hoje é profunda e essencial: "Como é que podem...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS