sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Cuidado com o sedentarismo


CUIDADO COM O SEDENTÁRISMO - Todos precisam saber que é necessário caminhar.

Havia em Judá, um rei chamado Asa. Ele era portador de um mal que lhe atingiu os pés: “Quanto ao mais de todos os atos de Asa, e a todo o seu poder, e a tudo quanto fez, e às cidades que edificou, porventura, não está tudo escrito no Livro das Crônicas dos Reis de Judá? Porém, no tempo da sua velhice, padeceu dos pés.”[1] É provável que Asa sofreu de podagra (podo/pé + agra/ataque), que é uma inflamação aguda no pé, provavelmente, tratava-se de gota, uma doença que ataca com mais frequência os homens adultos, mas o mal de Asa não é algo particular dos idosos.

Quando envelhece o corpo a tendência é ficar debilitado fisicamente; por isso que cuidar do corpo e da mente é algo muito importante.

Se você caminhou na vida sem caminhar para um envelhecimento com qualidade desconsidere o tempo passado, pois ainda há tempo para melhorar em busca de um corpo são e uma mente sadia.

Certa ocasião um presbítero declarou: “A igreja é um hospital, onde o médico dos médicos (Jesus) cura todas as sortes de enfermidades”. A princípio a declaração parece estranha, mas quando paramos para construir pensamentos sobre o assunto é possível constatar racionalidade nesta declaração.

A igreja é realmente um ‘Hospital-Flex’: cuida do espiritual e do material.

Como porta-voz dos ensinos divinos, a igreja é responsável por ações de conscientização espiritual e material que possam ajudar ao cansado e oprimido a entender melhor o amor de Deus e o sentido da vida.

A mensagem da Justiça de Deus não se limita apenas aos aspectos celestiais, ela sai do transcendental e se torna realidade ao ser humano através da vida. Jesus curava todas as espécies de enfermidades e Sua mensagem tem como objetivo conscientizar a humanidade sobre o pecado e a justiça.

Como ‘Hospital-Flex’ a igreja deve ministrar sobre a bênção da longevidade, promover ações e palestras convidando profissionais para conscientizar e orientar sobre: Alzheimer[2], Osteoporose[3], Diabete[4], Broncopneumonia[5], e outras doenças comuns à pessoa idosa.

(Extraído do livro: Envelhecimento. O que todos precisam saber. Autoria: Pinho Borges)



[1] I Reis 15,23.

[2]  Doença degenerativa do cérebro caracterizada por uma perda das faculdades cognitivas superiores.

[3]  Doença que atinge os ossos e caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui.

[4] Grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia, isto é, aumento dos níveis de glicose no sangue.

[5] Inflamação dos brônquios, bronquíolos e alvéolos nos pulmões. Se origina de  processos infecciosos gerais.


Nenhum comentário:

União e Celebração na REPAPI Nossa Primavera.

União e Celebração na REPAPI Nossa Primavera. : União e Celebração: REPAPI Nossa Primavera da IPB Sucupira, fortalece laços em encontro fam...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS