segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

REFLEXÃO DA SEMANA - 01


ENVELHECENDO COM SABEDORIA

Coroa de honra são as cãs, quando se acham no caminho da justiça. (Prov.16,31)
Embora, o livro de Provérbios, não declare que a sabedoria seja um patrimônio dos idosos, não restam dúvidas que uma pessoa que viveu muitos anos é vista como quem adquiriu mais experiências, pois subtende que os anos tenham sidos bons professores, mas sabemos que nem sempre é assim, porque a experiência não se resume naquilo que você experimentou, mas naquilo que você faz que lhe aconteça. Essa é uma grande diferença.
Quando eu era menino os meus pais diziam que devíamos envelhecer com sabedoria porque a velhice é uma fonte onde todos buscam beber a sabedoria. Esse ensino é a dedução lógica de que, o acúmulo de dias se transforma em acúmulo de aprendizagens. A regra geral é a pessoa buscar conselhos nos idosos; a Bíblia nos mostra que desde a antiguidade os reis viviam cercados de conselheiros idosos.
A declaração bíblica de Provérbios é clara: “Coroa de honra são as cãs.” Isto significa que a longevidade é mais que um privilégio, é uma benção. Viver bastante é como ter um tesouro valioso, uma riqueza incalculável de vivências e de conhecimento. Mas só isso não é suficiente. Não adianta viver muitos anos fora do caminho de Deus, do caminho da justiça.
Sem o temor de Divino, todo o tempo e conhecimento acumulado, não é sabedoria; são folhas secas em decomposição que o vento acumulou num canto de jardim. Conheço jovens hiper inteligentes e pessoas idosas que cometem erros, mas errar nem sempre é falta de sabedoria.
Sábios são aqueles que vivem com Jesus, pois além de receber a misericórdia de Deus é capaz de transformar erros, em aprendizagem tornando-se cada dia mais maduro com Cristo. Quando Jesus faz parte da vida às cãs ou a ausência das mesmas demonstra a coroa de sabedoria recebida.Nossa Oração: Senhor! Ajuda-me a envelhecer de forma sabia, para que eu possa aprender a Tua justiça nos momentos de vitórias e derrotas e assim ser útil, porque “coroa de honra são as cãs, quando se acham no caminho da justiça”. Rev.Pinho Borges


Nenhum comentário:

REFLEXÃO - O PRAZER DE OBEDECER

Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios. [...] Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na Sua lei medita de dia...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS