terça-feira, 22 de maio de 2012

CONSELHO DO SÁBIO: ENVELHEÇA COM SABEDORIA

Coroa de honra são as cãs, quando se acham no caminho da justiça. Prov. 16,31.

Quando eu era menino tomei conhecimento das letras através da Carta de ABC que continha em seu final uma seção de provérbios bastantes populares, e entre eles estava um que dizia: “quem não ouve conselho rara vez acerta”. 
Uma frase bastante emblemática que conjugada ao provérbio de hoje nos leva ao pensamento lógico para a construção de uma longevidade feliz. 
Quem ouve conselho envelhece com sabedoria
Do ponto de vista lógico entende-se que quanto maior o acumulo de dias mais aprendizado. No passado não tão distante as pessoas idosas eram muito requisitadas em buscas de conselhos; nos tempos bíblicos, encontramos os relatos mostrando que reis viviam cercados de idosos que exerciam as funções de conselheiros porque neles estava a fonte de sabedoria. 
Mas, uma coisa não se pode esquecer: a sabedoria não é um patrimônio adquirido ao envelhecer. 
O lógico é que quem viveu mais tenha acumulado mais experiências, mas nem sempre isto é uma realidade. 
O texto bíblico é enfático: “Coroa de honra são as cãs.” 
Mostra que a longevidade é bênção e privilégio. 
Agora tem outra coisa. A longevidade só é benção e privilegio quando vivida “no caminho da justiça”, diz o texto. Sem o caminho da justiça, apenas acumulamos conhecimento que nos tornam sabidos, mas nunca sábio. 
Uma prova de que a sabedoria não é patrimônio da pessoa idosa são os jovens com sabedoria espetacular, enquanto muitos idosos agem como crianças cometendo erro após erros. 
Também não podemos afirmar que o errar seja falta de sabedoria. 
O erro apesar de causar desconforto faz parte da construção da vida e é através dele que aprendemos e crescemos. Só erra que faz alguma coisa, a diferença é que quem vive no caminho da justiça tem a capacidade de transformar erro em aprendizado, crescimento e amadurecimento. 
Se você já é idoso e se sente incapaz, rejeite esse sentimento de inutilidade que te aprisiona. Escapa da prisão da inatividade porque as cãs de sua cabeça representam a coroa de sabedoria que você recebeu do Senhor, elas fazem parte de sua vida. 
Conselho do sábio: envelheça com sabedoria, pois envelhecer sabiamente é fazer das derrotas e as vitórias momentos de aprendizado; e construir com os erros e os acertos. construa no caminho da justiça porque “coroa de honra são as cãs, quando se acham no caminho da justiça”. (Rev.Pinho Borges)


Nenhum comentário:

Repapi Tejipió em ação

Repapi Tejipió em ação : A Repapi Tejipió promoveu Encontro de Confraternização e Reflexão sobre Saúde e Bem-Estar dos Idosos, sob a coorden...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS