terça-feira, 12 de junho de 2012

Semana de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa”,

BRASÍLIA - Será promovida no período de 11 a 15 de junho de 2012 pela Secretaria Especial do Idoso do DF, com o tema: "Quem maltrata o idoso não fere apenas o corpo, mas apaga todo sua história".

A violência contra a pessoa idosa é considerada uma violação aos direitos humanos.

Além disso, é eminentemente provocadora de lesões, doenças, perda de produtividade, isolamento e desesperança, algo sério que tem se alastrado no seio da sociedade de maneira veloz e oculta, impulsionando então o poder público na tomada de decisões urgentes para frear o fenômeno.
O número de denúncias envolvendo idosos em casos de abuso e maus tratos crescem a cada dia, e quase que em sua totalidade acontece em âmbito familiar. De acordo com o Estatuto do Idoso, aprovado em 2003, nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão.
Com o intuito despertar a população para essa realidade e assim envolver toda sociedade na erradicação das diversas formas de violência que este contingente populacional sofre, a Secretaria Especial do Idoso promoverá no período de 11 a 15 de junho de 2012 a “Semana de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa”, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, comemorado no dia 15 de junho.
Com palestras de conscientização, a Secretaria irá levar a população idosa ciência de seus direitos, fazendo-a saber, como efetivar suas conquistas previstas no Estatuto do Idoso e encorajando – a para que quebre o silêncio, denunciando casos de violação às autoridades competentes. Pois é impossível viver com qualidade de vida submetendo-se a maus tratos, desprezo, abandono ou qualquer outra forma de violência.
Maiores informações

Extraído da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Repapi Tejipió em ação

Repapi Tejipió em ação : A Repapi Tejipió promoveu Encontro de Confraternização e Reflexão sobre Saúde e Bem-Estar dos Idosos, sob a coorden...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS