segunda-feira, 2 de julho de 2012

Idosos procuram formalização das atividades


Minas Gerais possui quase seis mil empreendedores individuais (EI) com mais de 60 anos, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Para complementar a renda da família ou para aproveitar a fase de crescimento do país, alguns deles buscaram a formalização já na terceira idade, quando grande parte pensa em se aposentar. 
Consuelita da Consolação, 76, já é aposentada e mora em Belo Horizonte. Costureira desde jovem, ela voltou ao mercado formal em 2011. Sempre trabalhei com meu esposo, mas ele sofreu um acidente e ficou um tempo afastado das atividades. Aproveitei que eu sabia fazer alguma coisa e voltei a trabalhar para ajudar meus meninos nos estudos, diz. Mãe de três filhos, Consuelita vende roupas algumas feitas por ela na loja Lilita Modas. 

Com a formalização, ela se aproveita benefícios garantidos aos EI, que podem ajudar nos negócios. Consuelita tem três máquinas de cartão de crédito. Tive muitos prejuízos ao vender e as pessoas não pagarem. Com essa máquina, a gente já vai recebendo de acordo como vai vendendo, diz. 

Segundo o analista do Sebrae em Minas Gerais , Haroldo Santos, a realização de um sonho de se fazer o que gosta e ser valorizado por isto é um dos motivos que leva as pessoas com mais de 60 anos a formalizarem-se como EI. 
A Semana do Empreendedor Individual, que começou nesta segunda-feira (02) e termina no sábado (07) capacitará os EI formalizados de todo o país. Em Minas, os atendimentos serão realizados até sexta-feira (06). Durante o evento, empreendedores ainda não formalizados receberão orientações sobre como obter o registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e poderão participar de oficinas e palestras.

Extraído de: Sebrae SP

Nenhum comentário:

Guia Prático para Plantio de Cenoura:

Guia Prático para Plantio de Cenoura: Cenouras: Uma adição deliciosa e nutritiva para qualquer horta! Este guia prático irá te auxiliar em t...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS