quarta-feira, 12 de junho de 2013

PROMOTORIA DE JUSTIÇA PROMOVE AÇÕES EM DEFESA DO IDOSO

DOURADOS(MS) - Entre os anos de 2010 a 2013, a 13ª Promotoria de Justiça da Comarca de Dourados atendeu inúmeros casos de idosos vitimados por diversos tipos de violência. A maioria era notícia de exploração financeira. Por conta disso, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul iniciou uma campanha para orientar a população idosa sobre os cuidados a serem tomados ao fazer empréstimos consignados, que representam um dos casos de exploração.
A ideia da campanha é evitar que os aposentados comprometam a maior parte da renda com essas operações. A iniciativa partiu do Promotor de Justiça Izonildo Gonçalves de Assunção Júnior, titular da Promotoria de Justiça em Defesa do Idoso. As ações seguem nos próximos meses, sendo que a primeira ocorreu na primeira quinzena, prestigiando o fato de que em 15 de junho se comemora o Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso. Além de palestras, encontros e seminários, haverá distribuição de material didático.
De acordo com o Promotor de Justiça Izonildo Gonçalves de Assunção Júnior o objetivo é orientar e alertar o idoso para que não seja explorado, inclusive por familiares e amigos, o que às vezes acontece. O dinheiro do idoso deve servir para a sua manutenção, para benefício próprio, e não dos outros. É preciso educá-lo financeiramente para que não caia em armadilhas. E a violência tem ainda um caráter multifacetado.
A Promotoria do Idoso da Comarca de Dourados recebe, cotidianamente, casos de violência física, abandono, maus-tratos, negligência e abuso sexual contra idosos. O número de atendimentos vem aumentando ano a ano. A grande maioria deles é solucionada de forma extrajudicial, ou seja, através de equipe multidisciplinar, com o efetivo acompanhamento do idoso em situação de vulnerabilidade por psicólogos e assistentes sociais.
Extraído de: Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul

Nenhum comentário:

A Jornada da Esperança

Música, Letra e imagens produzidas pelo Núcleo de Produção da Repapi para o Portal Idosonews.com. 23 de março de 2024. https://youtu.be/kdKY...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS