EVENTOS

terça-feira, 23 de julho de 2013

BRASIL ELEITOR MOSTRA A HISTÓRIA DE IDOSOS QUE NUNCA DEIXARAM DE VOTAR

BRASÍLIA (DF) - Em comemoração ao dia dos avós, o programa Brasil Eleitor dessa semana vai acompanhar uma família que nunca deixou de votar e nem de falar sobre política com os filhos e netos. Durante a reportagem aproveitaram para fazer o recadastramento biométrico. Apesar de ser facultativo para maiores de 65 anos, é importante fazer a atualização dos dados no sistema eleitoral. Esta edição do programa foi ao ar no domingo (21), às 20h30, pela TV Justiça.
Outra matéria vai mostrar as novas eleições em Flores do Goiás, cidade do interior goiano, que foram realizadas no último dia 7. Muitos eleitores do município optaram por votar nulo e alegam que não confiam nos candidatos ao cargo na prefeitura, pois muito já foram barrados pela Lei da Ficha Limpa.
No quadro "Glossário Eleitoral", a equipe do Brasil Eleitor foi conferir o conhecimento dos cidadãos sobre o termo processo eleitoral. A reportagem contou com a participação do ex-ministro Walter Costa Porto, que explicou o significado da expressão eleitoral.
O Brasil Eleitor vai abordar a busca pelo voto consciente de alunos do Ensino Médio do Mato Grosso. Os estudantes visitaram o Tribunal Regional Eleitoral do estado e conferiram a exposição montada para mostrar a história do voto no espaço Memorial da Justiça Eleitoral, criado pelo tribunal.
O programa também vai falar sobre as novas eleições. Os novos pleitos são marcados devido o indeferimento do registro de candidatura dos prefeitos eleitos nas Eleições 2012 julgado pelo TSE. Mais de 30 municípios de 18 Estados realizaram as novas eleições neste primeiro semestre.
Para finalizar, uma reportagem vai falar sobre o lançamento da segunda campanha de convocação dos eleitores ao recadastramento biométrico, que está sendo veiculada nas emissoras de rádio e televisão. 
A identificação biométrica é obrigatória para as próximas eleições. O eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral e fazer o registro das digitais e atualização dos dados no sistema da justiça eleitoral.
Alcance -  O Brasil Eleitor é produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo transmitido por 27 emissoras de TV de todo o país.
Pode-se assistir aos vídeos no canal oficial do TSE no YouTube, no endereço http://www.youtube.com/justicaeleitoral .
Confira os dias e horários de reprise do Brasil Eleitor pela TV Justiça: segunda-feira, às 9h; terça-feira, às 13h30; quarta-feira, às 18h e quinta-feira, às 9h.

Publicado por Tribunal Superior Eleitoral /GV/MB

Nenhum comentário: