quarta-feira, 7 de agosto de 2013

III Encontro dos Conselhos Estaduais dos Direitos do Idoso

SÃO LUIZ(MA) -  O Maranhão foi destaque no III Encontro dos Conselhos Estaduais dos Direitos do Idoso das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste com a apresentação do Projeto de Capacitação de Cuidadores de Idosos, desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por intermédio da Escola Superior e Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi).
A coordenadora do Ciapvi, da DPE/MA, e presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedima), a assistente social Isabel Lopizic, representou o Maranhão no encontro, realizado em Goiânia (GO) pelo Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI). O tema do encontro deste ano foi O Fortalecimento da Política Nacional do Idoso.
Na ocasião, Isabel apresentou o curso Cuidador de Idosos, uma iniciativa pioneira em São Luís, que visa capacitar profissionais e familiares de modo a garantir a todos um envelhecimento digno e saudável. Aproveitou, ainda, para juntamente com os demais participantes do encontro visitar o Complexo Gerontológico de Goiás, projeto desenvolvido pelo governo estadual local.
Na pauta das discussões do evento, o planejamento estratégico do Conselho Nacional para o biênio 2012/2014, tendo em vista as diretrizes indicadas durante as reuniões realizadas no início do ano, em Brasília. Entre as propostas de destaque, também figurou a que visa ao monitoramento de todos os idosos do país, com a criação de um mecanismo específico com dotação orçamentária e estrutura própria para tratar as questões relacionadas ao idoso.

Publicado por Defensoria Pública de Maranhão (extraído)

Nenhum comentário:

Ter Confrei no quintal pode ser benéfico por várias razões:

Ter Confrei no quintal pode ser benéfico por várias razões: Propriedades Medicinais: O confrei (Symphytum officinale) é conhecido por suas p...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS