quinta-feira, 5 de setembro de 2013

PROJETO CRIA PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO PARA IDOSOS

CUIABÁ (MT) - O deputado Emanuel Pinheiro, apresentou na sessão plenária do dia 28 de agosto, projeto que cria o Programa estadual de Alfabetização e Letramento para idosos. O programa terá como objetivos, contribuir para superar o analfabetismo a nível de Estado, universalizando a alfabetização de idosos e a progressiva continuidade dos estudos em níveis mais elevados, promovendo o acesso á educação como direito de todos.
A ideia é colaborar com a universalização do ensino fundamental, em qualquer momento da vida, promovendo ações de alfabetismo de idosos que deverão ser realizadas em Mato Grosso. Conforme o projeto, o Poder Executivo poderá celebrar convênios para a implantação deste programa.
Em sua justificativa, o deputado afirma que os idosos sofrem mais que os jovens para obter acesso a esta modalidade de ensino, tanto pela dificuldade de se locomover quanto pelo sistema deficitário de mobilidade da pessoa idosa na maioria das cidades brasileiras, por este motivo faz-se necessário e urgente pensar em estratégias e possíveis saídas para a erradicação do analfabetismo de idosos, além disso, dominar o código de linguagem é fundamental para a vida social e cultural dos nossos idosos.
Uma das principais preocupações, conforme o deputado, é quanto aos idosos serem induzidos a assinarem documentos importantes sem ter a consciência exata do que está assinando, já que também existe um outro agravante, essas assinaturas são digitais o que agrava mais a situação em questão.
Lembramos ainda do direito da dignidade da pessoa humana preconizada pela Carta Federal (Constituição), sendo assim, faz-se necessário adequar as condições de aprendizagem conforme as necessidades dos idosos, justificou o parlamentar.


Nenhum comentário:

Ter Confrei no quintal pode ser benéfico por várias razões:

Ter Confrei no quintal pode ser benéfico por várias razões: Propriedades Medicinais: O confrei (Symphytum officinale) é conhecido por suas p...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS